Terça-feira, 14 de Julho de 2020
Sim & Não

Prioridade feminina na reabertura


show_cmm_EEF86DA0-591B-4F83-8F8E-8A762D4E1DC5.jpg
29/06/2020 às 08:05

O público feminino será o primeiro autorizado a entrar  na Câmara Municipal  de Manaus (CMM) na retomada dos trabalhos presenciais.  O atendimento no parlamento vai recomeçar  no dia 1º e as mulheres foram priorizadas em razão do aumento do número de casos de violência doméstica durante a quarentena.  Em dezembro de 2019, a Câmara inaugurou o Núcleo de Atendimento à Mulher, que tem equipe multidisciplinar formada por advogada, assistente social e psicóloga. 

Todo vapor   A Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da CMM trabalhou bastante durante a quarentena. Lançou campanha nas redes sociais para divulgar telefones da rede de proteção, fez palestras e debates virtuais e promoveu até uma feira online.

Mix ampliado  O Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) se reúne amanhã para avaliar uma pauta bastante diversificada. Há desde projetos para fabricação de celulares e máscaras descartáveis até azeitona e mel. 

Virtual  A 285ª reunião do Codam será virtual e analisará 50 projetos industriais. Juntos, eles preveem investir R$ 1,5 bilhão no Estado e gerar 2.815 empregos em até três anos

Edital  O Sebraetec, braço tecnológico do Sistema Sebrae, lançou editais para contratação de prestadores de serviços 
de tecnologia para pequenos negócios. Há 2.100 empresas credenciadas e o objetivo é ampliar esse número.

Edital 2 Atualmente 18 unidades do Sebrae, incluindo a do Amazonas, estão com editais abertos. No último trimestre, devido à crise gerada pela Covid-19, a procura pela digitalização por parte das pequenas empresas aumentou consideravelmente, segundo levantamento do Sebrae. 

Erros em série  Em artigo sobre a situação da Amazônia publicado na Folha de S. Paulo,  Ilona Szabó de Carvalho (Instituto Igarapé), Brenda Brito (Imazon) e Daniel Azeredo (MPF) apontam que as duas crises que a região enfrenta hoje – sanitária e ambiental – são fruto de “erros históricos do modelo político-econômico que predomina na região”.

Propostas  Szabó, Azeredo e Brito apresentam três propostas para evitar uma “tragédia irreversível” na Amazônia, entre elas impedir que bancos emprestem dinheiro para empresas envolvidas em desmatamento ilegal. 

Em bloco Segundo o deputado federal Átila Lins (Progressistas-AM), os 41 parlamentares do partido vão  votar contra a PEC que adia as eleições para novembro. Os progressistas defendem manter o pleito em 4 de outubro.

Distante  Conforme Átila,  o partido defende que a votação do primeiro turno das eleições comece às 8h e encerre às 21h, respeitando-se as medidas de prevenção a Covid-19, incluindo o distanciamento social.

Aula virtual   Em artigo publicado no acritica.com, o ex-reitor da EUA, Lourenço Braga, lembra a “aventura” do projeto de teleaulas que diplomou 7.357 professores do interior do Amazonas em 2005, primórdios na instituição. 

Mãe na pandemia  Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados prorroga o fim da licença-maternidade nos municípios que declararem estado de emergência ou de calamidade em razão da pandemia.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.