Sábado, 18 de Setembro de 2021
Sim e Não

Processo que brecou MP está parado


primeiradama_prefeito_arthur_elisabeth_valeiko_div_00210670_0_202007041711_A6832470-1527-44DE-9BFF-A2096BECC7A6.jpg
05/08/2021 às 07:39

O processo que concedeu habeas corpus ao ex-prefeito Arthur Neto e sua mulher, Elizabeth Valeiko,  blindando-os de qualquer busca e apreensão por parte do Ministério Público do Amazonas (MPE), está parado há quatro meses. A  última petição deu entrada no sistema  em abril deste ano e, desde então, não houve manifestação do STF e nem do MPE nos autos. Em janeiro, o MPE recorreu da decisão de blindagem do casal, proferida pelo   ministro do STJ,  Humberto Martins.  

Sem interesse? -  O Tribunal de Justiça do Amazonas já havia indeferido o pedido de  habeas corpus na esfera estadual. Mas Arthur e Elizabeth recorreram ao STF e obtiveram  a liminar favorável. Desde então, mesmo com   pedido de  reconsideração da decisão por parte do Ministério Público do Amazonas, o processo não anda.     

Investigação - A investigação do MPE apura o patrimônio adquirido ilicitamente pela ex-primeira-dama em 2017, quando assumiu o Fundo Manaus Solidária. Em dezembro do ano passado, a família foi alvo da operação Boca Ratón, que tinha como alvo a enteada de Arthur, o marido dela e Elizabeth.   

Troca... -  Com o aumento significativo no número de furtos a hidrômetros no Amazonas nos últimos meses, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), apresentou um projeto de lei para garantir a troca do equipamento de forma gratuita por parte das concessionárias do serviço. Desta forma, é possível evitar que os consumidores sejam penalizados.

...gratuita - De acordo com a propositura, o consumidor deve apresentar o boletim de ocorrência (B.O) para solicitar a reinstalação do equipamento e a empresa tem o prazo de 48h para efetuar o serviço.

PL... -  “O Governo Bolsonaro e sua bancada no Congresso são prejudiciais ao meio ambiente e à Amazônia e provaram isso mais uma vez ontem, ao aprovar esse PL às pressas, ‘passando a boiada’ contra os interesses da população”, disse o deputado federal Zé Ricardo (PT) sobre a aprovação do  Projeto de Lei (PL) 2633/20, conhecido de “PL da Grilagem”.

...da grilagem  - Ele destacou que, com esse PL 2633/2020, aumenta o tamanho de terras da União passíveis de regularização sem vistoria prévia, bastando a análise de documentos e de declaração do ocupante de que segue a legislação ambiental. “Não irá facilitar a vida dos pequenos agricultores, mas sim dos grandes empreendimentos”.

Processo... - No mês que marca o combate à violência contra a mulher, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), abrirá hoje  inscrição para um processo seletivo simplificado com 16 vagas, para reforçar o Projeto Nova Rede Mulher, que atende mulheres que estão passando pelo ciclo da violência.

...seletivo - Devido à natureza do projeto, os cargos do Processo Seletivo Simplificado nº 008/2021, coordenado pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam), são voltados exclusivamente a profissionais do gênero feminino. Além disso, a maioria das vagas é direcionada para o interior do estado. O edital completo está disponível no site da Agência.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.