Sexta-feira, 03 de Dezembro de 2021
Sim e Não

Projeto muda estatuto da Polícia Civil para concurso


Policia_Civil_59446974-8FE1-42FE-8D72-B22861B49673.JPG
16/10/2021 às 07:52

O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa do Amazonas  projeto de lei para alterar alguns pontos do estatuto do Policial Civil do Amazonas, a fim de estabelecer  critérios para o homologação  do próximo concurso, previsto ainda para este ano. Um dos principais pontos do projeto é em relação ao auxílio moradia e tempo mínimo de estadia do servidor no interior do Estado, dando melhores condições para que os policiais queiram servir nos municípios.  

Moradia -  O PL prevê que, obrigatoriamente, a carreira de policial se fará, na classe inicial, no interior do Estado. Na redação atual do estatuto, é previsto que o servidor fique lotado pelo tempo mínimo de três anos nas delegacias do interior. A mudança encaminhada pelo governador prevê, agora, que esse tempo se estenda por mais dois anos. 

Auxílio -  Além disso, o auxílio moradia, que antes se encerrava no segundo ano do servidor em outra localidade, será, segundo o projeto, concedido por 5 anos (o tempo mínimo para mudança de localidade). Com isso, segundo Wilson Lima, os servidores continuarão motivados a atuarem nas delegacias dos municípios amazonenses, cuja lacuna sempre foi um problema. 

Dispensa -  O Governo do Estado, por meio da Central de Medicamentos (Cema) dispensou licitação para compra de R$ 234 mil em Ibrutinib, medicamento para câncer no sangue. A publicação foi feita no Diário Oficial de ontem. O  Ibrutinib é um remédio que pode ser utilizado no tratamento do linfoma das células do manto e da leucemia linfocítica crônica. 

Meio ambiente  -  Com nova revista para Consultoras 100% digital, a Natura deixará de emitir mais de 900 toneladas de gases de efeito estufa ao ano. A digitalização  evitará emissão de poluentes equivalente a 186 voltas de carro ao redor da Terra. O formato online também passa a oferecer conteúdos regionalizados e ofertas mais competitivas para impulsionar o negócio de Consultoras de Beleza em todo o Brasil.           

Homenagem -  Familiares da epidemiologista Rosemary Costa Pinto, conhecida como ‘Drª Rose’ (in memoriam), receberam, na manhã desta sexta-feira (15/10), o “Colar do Mérito de Contas” em sessão solene no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). A homenageada é ex-diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas que hoje leva o nome dela.

Defensoria... -   A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vai passar a atuar de maneira diferenciada em casos com conflitos provocados pelo uso das novas tecnologias. Ontem, o defensor público Marcelo Pinheiro apresentou aos membros da instituição o projeto Defensoria Digital, em reunião híbrida.

...digital  - Construída por Marcelo, a iniciativa planeja fazer com que a atuação da Defensoria também seja pautada pelo enfrentamento da relação entre novas tecnologias e vulnerabilidade. “Os fatos sociais andam mais rápido que o direito legislado. As normas sociais andam à frente das normas legais. Imagina agora com essas novas tecnologias”, reflete o defensor, citando as mídias sociais e os aplicativos de comunicação.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.