Terça-feira, 04 de Agosto de 2020
Sim e Não

Proposta é vista como 'privilégio'


show_920539D6-666C-4C90-941B-3B882D0F55E7_3B331B3E-9FED-4A68-8797-4044A5DE75D2.jpeg
04/07/2020 às 08:53

Como era de se esperar, a Mensagem Governamental nº 52/2020, enviada à Assembleia Legislativa do Amazonas causou desgaste na Polícia Civil. A proposta inicial previa extinção de 124 cargos de delegados ocupados por comissários, mas foi enviada sem que os sindicatos de delegados, escrivães e investigadores fossem consultados.  Ontem o Governo do Estado recuou e enviou nova Mensagem (54/2020) pedindo a retirada do Projeto de Lei 273/2020 de tramitação.

Modificada  A deputada estadual Joana Darc (PL) apresentou uma  emenda ao projeto original, excluindo a quarta classe de delegados de polícia, levando-os a uma progressão  automática. Ao saberem da reclassificação, outros servidores reivindicaram o “privilégio”, que segundo eles foi dado somente aos delegados. O que se comenta no meio policial  é que nem mesmo a Delegacia Geral sabia da modificação. 

Prejuízo O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Estado do Amazonas (Sindepol-AM), Jeff Mac Donald, disse que a proposta inicial do Governo, traria um “prejuízo enorme” à carreira de delegado. “Equiparando ao quadro atual, 124 vagas equivale a primeira classe. O certo seria acabar a quarta classe, que não tem nenhum delegado, mas fazer uma reclassificação dos demais para não haver um retrocesso”.

Sindeipol  O Sindicato dos Escrivães e Investigadores do Amazonas (Sindeipol) foi contra a proposição.  “Seria uma grande injustiça. Existem servidores da PC desde 2011 na quarta classe, enquanto delegados de 2011 já estão na segunda classe”, disse a presidente do sindicato, Tharcila Martins.

Detran O horário de atendimento ao público do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas  sofrerá mudanças a partir da próxima segunda-feira, como medida de prevenção ao novo Coronavírus. Os atendimentos acontecerão das 9h às 15h . A alteração afetará o horário de agendamento dos serviços, que iniciava uma hora antes. O Detran-AM informou que nenhum usuário será prejudicado.

Transporte  Em uma recomendação da Defensoria Pública do Estado para o escalonamento do horário de abertura do comércio, o 
órgão  cobrou a circulação de 100% da frota de ônibus, tendo por base os números de antes do início da pandemia. A redução na frota tem sido uma das maiores reclamações dos usuários que precisam do transporte público para chegarem aos seus locais de trabalho. 

Enaltecimento Durante solenidade   virtual de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para o biênio 2020/2022, o governador Wilson Lima desejou  sucesso ao novo presidente da corte estadual, Jorge Challub, e enalteceu o trabalho do desembargador Yedo Simões de Oliveira, que dirigiu a corte nos últimos dois anos.

Deu certo Wilson lembrou que o funcionamento do projeto de videoconferência nas unidades prisionais fez um ano em abril. “Deu uma celeridade muito grande nesses trabalhos e diminuiu custos”. Ele também destacou  recursos que foram destinados pelo TJAM para o Estado, sobretudo para o sistema prisional.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.