Publicidade
Sim & Não

PT dialoga com o Amazonino Mendes, David Almeida e P-Sol para as eleições 2018

30/06/2018 às 15:55 - Atualizado em 30/06/2018 às 15:59
Show show pt 123

A sequência de conversas que o PT do Amazonas vem mantendo a fim de selar o destino do partido nas eleições deste ano inclui negociação com siglas e caciques políticos com histórico de antagonismo.

A sigla abriu diálogo com o governador e pré-candidato à reeleição Amazonino Mendes, do PDT, mas mantém a porta da aliança aberta para o PSB do deputado estadual Serafim Corrêa, que lançou David Almeida como candidato ao governo. O PT também já teve conversas com o PP, o Pros e o P-Sol.

Conselho 1

Com o aval da Executiva Nacional do PT, a direção do partido no Amazonas formou um “Conselho Político” para  manter o diálogo com os demais partidos.

Conselho 2

Fazem parte do grupo o presidente do PT/AM, deputado Sinésio Campos, o líder da sigla na Assembleia, José Ricardo, o presidente da CUT, Valdemir Santana, e o secretário de Planejamento e Finanças do PT, Luiz Borges.

Martelo

Todas as negociações da sigla no Estado vem sendo acompanhadas por Romênio Pereira, secretário-geral do Partido dos Trabalhadores. Segundo Sinésio Campos, o fechamento de alianças locais tem uma condição: “Apoio à eleição de Lula”.

Magia

Um político experiente do AM afirma que logo após o Festival de Parintins parte das alianças eleitorais já estarão definidas. Segundo ele, é no final de semana do evento, em ano de eleição, que grandes acordos são fechados durante encontros reservados na Ilha.

Tinindo

A ex-titular da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Auxiliadora Abrantes, mais conhecida como “Dorinha”, trabalha a todo o vapor na organização da pré-campanha do senador Omar Aziz (PSD), especialmente nos bairros da capital.

Troca

Da confiança de Omar, Dorinha deixou a gestão Amazonino Mendes há 15 dias e passou a se dedicar de corpo e alma à pré-campanha do senador do PSD, que agora tenta retomar a chefia do Executivo Estadual.

Do contra

Os vereadores Plínio Valério (PSDB) e Marcel Alexandre (PHS) estão empenhadíssimos no protesto de moradores locais contra a instalação de uma unidade prisional do regime semiaberto nas proximidades de condomínios de luxo no bairro Tarumã.

Reação

Plínio Valério inclusive assina um pedido ao procurador-geral do MPE/AM para que o órgão abra um procedimento administrativo a fim de apurar a decisão da Seap de alugar um galpão no Tarumã para 600 presos do semiaberto. Marcel Alexandre também se articula junto aos moradores da área contra o presídio.

Piada

Até agora o presidente Donald Trump não respondeu ao prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB), que se recusou a receber o vice-presidente norte-americano Mike Pence porque, em tese, sua esposa não poderia estar presente. Trump foi marcado na postagem de Artur no Twitter.  O assunto virou pilhéria na Internet.

Cativante

Chamou a atenção na primeira noite do Festival de Parintins a simpatia do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e o visível interesse dele com tudo o que acontecia no evento.  Leitão visita a ilha pela primeira vez e está acompanhado do ministro do Trabalho, Helton Yomura.