Publicidade
Sim & Não

PT pode ceder por união com a esquerda

26/02/2018 às 21:50 - Atualizado em 27/02/2018 às 06:07
Show praciano

O PT no Amazonas vai se dispor a negociar com partidos de esquerda no Estado para, a depender do acordo, lançar Francisco Praciano ao Senado e ceder a candidatura ao governo do Estado. A postura é mais flexível que a anterior. Até pouco tempo atrás, o partido dizia que teria candidato ao governo e ponto final. Após encontro com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, Francisco Praciano afirmou que duas definições estão claras: “não haverá alianças com ‘golpistas’ e José Ricardo será candidato à Câmara Federal”.  

Condição Praciano disse ter informado à Gleisi Hoffmann que está à disposição do partido  para fazer aliança com siglas de esquerda. “Do contrário, estou fora”, sustentou. Na disputa por um cargo majoritário, o petista diz que sai candidato ao governo ou ao Senado.

Menos um Se o PT no Amazonas confirmar que não fechará acordo com partidos que apoiaram o impeachment  de Dilma Rousseff, dará adeus a uma possibilidade de união com o PSB, que, em 2016, recomendou o voto pela queda da então presidente.

Sirene A divergência entre o governador Amazonino Mendes (PDT) e o senador Omar Aziz (PSD), que se tornou pública no último fim de semana, ligou o sinal de alerta entre aliados de ambos na Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM).

Cautela e... Parlamentares experientes dizem que, apesar da discórdia entre os dois caciques, o tempo agora é de observar, sem tomar partido por enquanto. “Está todo mundo tendo o cuidado para não comprar a briga de ninguém”, disse um deputado.

...caldo de galinha A base aliada do governo do Estado na Assembleia é formada por parlamentares ligados tanto a Amazonino quanto a Omar. Mesmo diante da tensão pré-eleitoral, os deputados afirmam que dessa fase pode sair tudo, inclusive um realinhamento.

Frisson Com a chegada do mês de março, a tensão entre os parlamentares tende a aumentar, mas por outro motivo. Muitos vão intensificar as conversas de bastidor em busca de uma nova sigla partidária. A janela estará aberta a partir de 7 de março. 

Vitória A Amazonastur brigou e conseguiu trazer para o Amazonas a 71ª edição do Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), que tem previsão de reunir três mil participantes. O evento está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2019.

Incógnita Conforme postou ontem à noite o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) em suas redes sociais, o filho dele e chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, “faz ajustes administrativos  necessários”, para, de acordo com o pai, “funcionarmos ainda melhor e desenvolvermos nossa cidade”. Ninguém sabe quais ajustes são esses. 

Curioso Um “conflito fundiário” entre a  Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e o município de São Gabriel da Cachoeira/AM motivou a abertura de um inquérito civil pelo Ministério Público Federal no Amazonas.  

Números  Diz a SSP/AM que  janeiro de 2018 “registrou o menor número de homicídios e de tentativas de homicídios dos últimos cinco anos”, em Manaus. No primeiro mês deste ano houve  49 homicídios e 12 tentativas de homicídios.