Publicidade
Editorial

Qualidade de vida

27/09/2016 às 22:11
Show a manaus28

Basta um passeio rápido por Manaus para constatar que qualidade de vida não é um dos fortes da capital. O que o estudo Ibeu Municipal constatou, a população de Manaus conhece muito bem. o aspecto em que a capital apresentou pior desempenho foi a condição habitacional. A verdade é que se mora muito mal em Manaus, principalmente nas grandes zonas periféricas da cidade, com excesso de moradores por residência. A expansão populacional desordenada sem um controle das invasões colabora para esse resultado.

Também foram avaliados aspectos como mobilidade urbana - como o tempo de deslocamento de casa para o trabalho; condições ambientais que envolvem arborização, esgotos e coleta de lixo; serviços coletivos urbanos e infraestrutura. Em todos os itens, o desempenho de Manaus está muito aquém do ideal. Os problemas de mobilidade urbana tornam o trajeto casa-trabalho um verdadeiro suplício para o manauara. Enfrentar os terminais de integração nos horários de pico é, não apenas humilhante, mas arriscado para os usuários do transporte público.

Vergonha maior ainda são os igarapés que cortam a cidade, verdadeiros esgotos. Isso sem falar na falta de calçadas, de arborização e de infraestrutura em muitas ruas. São problemas bem conhecidos de quem mora em Manaus e tem sido uma marca da cidade desde sempre, resultado da falta de planejamento urbano.

Praticamente todos os problemas que aí estão resultam da ausência de planejamento sério para a cidade. Não adianta defender-se atacando o estudo, tentando negar o óbvio. Esses problemas tomaram tal proporção após muitas décadas de descaso. Será preciso mais algumas décadas para que Manaus ofereça qualidade de vida satisfatória a seus moradores. Mas o primeiro passo precisa ser dado com urgência. Admitir os problemas, debater soluções com a participação da sociedade e colocar em prática um projeto integrado que não tenha amarras políticas e que seja levado a cabo pelas administrações municipais que se seguirem é o grande desafio. Não resta dúvida que Manaus tem todo potencial para ser uma das cidades com maior qualidade de vida do Brasil. Mas só ter  potencial não basta. Cada um precisa fazer sua parte na construção de uma cidade melhor e que nos dê mais orgulho.