Publicidade
Sim & Não

Quem vai ter o melhor palanque?

08/04/2018 às 20:57 - Atualizado em 08/04/2018 às 21:00
Show palanquepol

Sem Lula no páreo, Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) lideram as pesquisas de intenção de voto para a Presidência. Mas os dois têm palanques regionais muito frágeis, segundo levantamento da imprensa nacional. O  Amazonas é um dos estados em que Jair e Marina não têm apoio de “caciques” ou políticos com mandato executivo. Por aqui, os pré-candidatos com palanques mais fortes são, na teoria, Ciro Gomes (do PDT de Amazonino Mendes) e Geraldo Alckmin (do prefeito tucano Artur Neto). Na prática, no entanto...

Frieza  O apoio à candidatura de Ciro esbarra numa, digamos, reticência de Amazonino, que ensaiou até trocar o PDT pelo MDB. Presidente do PDT no Estado, o deputado federal Hissa Abrahão minimiza a “frieza” de Amazonino: “O governador está cuidando de administrar e não de eleições”.

Pé de guerra  O ninho tucano em Manaus também está longe de representar acolhida super calorosa ao seu pré-candidato nacional. No comando da máquina municipal, Artur Neto polarizou com o paulista e fez  pressão por prévias internas, com duras críticas a ele.

Empenho Enquanto isso, a filiação de Joaquim Barbosa no PSB animou o partido. No AM, o deputado estadual Serafim Corrêa vibrou com pesquisas internas que colocam o relator do Mensalão como vencedor no segundo turno. Serafim diz que o partido está bastante empenhado para que Barbosa seja mesmo candidato.

É grátis! Em seis meses, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas (Arsam) registrou o cumprimento de mais de 30 mil gratuidades no transporte intermunicipal. A fiscalização do cumprimento da gratuidade para idosos é feita na rodoviária de Manaus e dos municípios com maior fluxo de passageiros.  

Na mão O deputado Luiz Castro (Rede) lança hoje na Assembleia Legislativa o aplicativo “direito na mão”, que permite consultas sobre leis de autoria dele que beneficiam a população. São “novos direitos” do amazonense em áreas como saúde, consumo, crianças e adolescentes e meio ambiente.

Pacificação  Mauro Ponce de Leão Braga, juiz titular da 5ª Vara do Trabalho, vai coordenar o Centro de Solução de Conflitos que o TRT11 inaugura hoje em Manaus. O Centro tem espaços idealizados para facilitar o diálogo entre as partes e com uma equipe capacitada em conciliação e mediação.

Desagravo  Pichado com tinta vermelha na noite de sexta-feira, o prédio onde a ministra Carmén Lúcia mantém imóvel em Belo Horizonte ganhou faxina de manifestantes vestidos de verde e amarelo no sábado. Eles levaram até uma máquina de lavar para o ato em favor da presidente do STF.

Laranja Nos dois primeiros meses do ano, o Brasil exportou 124,3 mil toneladas de frutas frescas e processadas, aumento de 14,4% no volume exportado em relação ao mesmo período de 2017. O valor arrecadado com as vendas cresceu 18,3% em um ano. O maior destaque é a laranja, cujo volume vendido ao exterior aumentou 96,3%.

Pressa boa  No mês do índio, o Ministério Público Federal vai atuar para dar celeridade no julgamento de demarcações. O procurador Felício Pontes calcula que há centenas de processos de demarcação de terras indígenas aguardando julgamento no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.