Domingo, 25 de Agosto de 2019
Sim & Não

Reação à repressão sofrida


alberto_neto_69BBBDDD-B9A8-46D5-B710-C71829130D86.JPG
14/08/2019 às 07:47

“Foi um clamor que senti na pele como Policial Militar”. A declaração é utilizada pelo Capitão PM e hoje deputado federal Alberto Neto (PRB) para justificar o projeto de lei de sua autoria que pretende respaldar militares, ativos e inativos que declararem suas opiniões a respeito de assuntos políticos, ideológicos e filosóficos em público. O deputado afirma que se sentiu indignado ao ser reprimido pelo simples fato de se manifestar. “Muitas vezes nem é opinião política. É de interesse público”, diz.

Liberdade O texto de autoria do parlamentar amazonense tem por objetivo estender a liberdade de expressão aos militares. Alberto Neto defende que a manifestação de opinião pode ser feita sem quebrar a hierarquia e a disciplina e sem tirar a autoridade do comandante.

Resistência O deputado prevê alguma reação negativa vinda da caserna, especialmente das patentes mais altas, mas argumenta que vivemos novos tempos. E lembra que muitos militares estão participando ativamente do governo Bolsonaro.

Digital A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) foi convidada pela Junta Comercial do Estado do Bahia (Juceb) para participar da implantação do sistema digital no Estado nordestino. A autarquia amazonense opera 100% digital desde abril deste ano.

Filiação De olho nas eleições municipais de 2020, o Partido Social Liberal (PSL) realiza, neste sábado (17), uma campanha nacional de filiação, que em Manaus vai acontecer no Da Vinci Hotel, a partir das 9h. A data coincide com o número adotado pela legenda.

No interior Ex-presidente da Associação Amazonense de Municípios, o prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, se filiou ao PSC no último final de semana e assumiu a presidência do partido no município. O PSC é o partido do governador Wilson Lima.

Crescimento “Vamos fazer o partido crescer em Autazes, discutir políticas públicas que fortaleçam Autazes, que gerem renda e emprego. Vamos estar perto do governador e do governo, pois Autazes não pode abrir mão do apoio e dos recursos estaduais”, destacou Cavalcante.

Nacional O PSC elegeu dois governadores nas eleições de 2018, Wilson Witzel no Rio de Janeiro e Wilson Lima no Amazonas, oito deputados federais, um senador, 30 deputados estaduais, 1.525 vereadores e 87 prefeitos, além de lançar um candidato à presidência da república, o Pastor Everaldo.

Dia dos Pais A descontração tomou conta dos deputados na comemoração do Dia dos Pais, ontem, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Entre homenagens e distribuição de brindes, houve muita brincadeira entre os parlamentares.

‘Pai fresco’  O presidente da Casa, Josué Neto (PSD) deu início ao clima de gracejo afirmando que havia muitos ‘pais frescos’ na ALE. E explicou que, no interior, a expressão é usada para designar pais recentes, de primeira viagem.

Experiência O deputado Sinésio Campos (PT) entrou no clima e afirmou que é um pai experiente como o deputado Belarmino Lins (PP), mas que tem algo que “Belão” nunca mais vai poder ter na vida: cabelo.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.