Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
Editorial

Rede de telecomunicações e participação


prodam_2BBE584B-01BD-4009-8F68-B5E201FF241B.jpg
17/10/2019 às 09:06

Está em curso a implantação da proposta de criação da Rede Estadual de Telecomunicações e, para ser concretizada, a empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) iniciou ações para conseguir apoio de parlamentares estaduais. A Prodam quer que deputados destinem emendas na proposta orçamentária de 2020 para a rede. Por outro lado, cabe a Prodam ampliar as informações sobre o que é a rede, como será implementada e o que deverá ocorrer após essa implementação. Ou seja, o que deve mudar na realidade dos demais municípios amazonenses quanto ao alcance de uso e da qualidade de internet?

Até agora, os municípios do Amazonas, à exceção da capital, foram ignorados e seus moradores tiveram que arcar sozinhos com a tentativa de estabelecer conexões virtuais ou viver a frustração de se sentir à margem. O Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS) ainda é desconhecido da maioria das pessoas e instituições deste Estado, o que já deveria ter sido uma etapa vencida. Para essa proposta estão previstos recursos no valor de R$ 593 milhões a serem utilizados na interligação à rede mundial de computados dos municípios do Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima e Pará, por meio de fibra ótica.

Há uma longa estrada a seguir até que o projeto seja concretizado. Mais ainda, é necessário apresentar a proposta, os parceiros e as formas de participação nele à sociedade a ser impactada por ela. A importância da presença ativa dos parlamentares na discussão e tomada de decisão nessa área é enorme. E todos os parlamentares deveriam se sentir convocados a ser parte nesse debate, desde os que atuam em nível municipal, os do Estado e os que integram o Congresso Nacional. Tomada de decisões que dizem respeito aos interesses e direitos das populações desses municípios e da Amazônia exige o conhecimento da maioria e dos que foram eleitos para legislar.

O PAIS é mais uma versão de iniciativas que tentam integrar a Região Amazônica. Saber no que se difere das outras propostas formuladas é questão central até para que as populações possam ser parte das etapas de execução da rede, conhecendo cada uma delas e como ocorre o processo de inserção dos municípios.


Mais de Acritica.com

18 Nov
bradesco_C22DD61C-FE71-4FDD-BB1B-A5B7C048EF01.JPG

TRT11 celebra acordo de R$ 1,1 milhão entre Bradesco e ex-funcionária

18/11/2019 às 11:20

A bancária ingressou com reclamação trabalhista contra o HSBC e o Bradesco em novembro de 2016, pretendendo receber o pagamento de diferenças salariais, horas extras, tempo a disposição da instituição financeira durante as viagens, além indenização pelos danos morais sofridos no ambiente de trabalho


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.