Publicidade
Sim & Não

Reeleição é o menor dos recados

31/10/2016 às 21:55
Show artur45

Em entrevista à imprensa um dia depois da reeleição, o prefeito Artur Neto (PSDB) admitiu que a vitória dele não pode ser considerada arrasadora. Olhando para os números que saíram das urnas (e os que ficaram fora delas), nos dois turnos, o eleitorado de Manaus mandou um recado e tanto para o tucano. Se 581.777 optaram por ele no domingo, 675.349 eleitores preferiram o outro candidato, votar em branco, anular o voto, ou nem mesmo aparecer para votar. 

Reprovação   No primeiro turno, o número de eleitores que rejeitaram a administração tucana foi ainda maior. Foram 892.639 eleitores que optaram por outros candidatos, que votaram em branco ou nulo, ou que passaram longe das urnas. O tucano passou para o segundo turno com 364.487 eleitores.

Rachado  Antes mesmo do resultado final do segundo turno, o senador Omar Aziz (PSD) avaliava que independente de quem fosse eleito prefeito, teria dificuldade para governar. “A cidade está dividida”, sustentava ele.

Assim não pode  Omar Aziz diz que a legislação precisa mudar. Segundo o senador, o eleitor não tem paciência para ficar na frente da TV por 20 minutos ouvindo políticos se atacando em programas eleitorais enfadonhos e repetitivos.

Alívio  “O povo não via a hora que isso acabasse”, reclama Omar.

Pressa  Os deputados da base se reuniram com o governador José Melo (Pros), ontem, para tratar da votação da PEC do Orçamento Impositivo. Eles fazem pressão para a aprovar a matéria logo, e poder propor emendas que sirvam de moeda de troca para trabalhar a reeleição em 2018.

Final... “Vamos cobrar as promessas feitas pelo prefeito reeleito. Vamos seguir cumprindo a nossa missão como presidente da Casa Legislativa”, do candidato a vice prefeito, Josué Neto (PSD), nas redes sociais, ontem.

...feliz O presidente da ALE-AM se declarou “feliz” após a disputa eleitoral pelo que aprendeu e pelo que recebeu de carinho dos moradores de Manaus.

Sem mudar O deputado Sinésio Campos (PT) fez um aparte a Josué, reforçando o pedido de que, na Zona Leste, “as máquinas da prefeitura trabalhem no mesmo ritmo que trabalharam durante o período eleitoral”.

De volta Afastado da Câmara para tratar da saúde, o vereador Isaac Tayah (PSDB) apareceu no plenário da Casa, ontem, para rever os colegas.

Mais 4 anos  Apesar da limitação para fazer campanha, Tayah conseguiu a reeleição, com 3.917 votos. É um dos parlamentares com mais mandatos na Casa.

Próxima briga  Além da presença de Tayah, outra assunto que movimentou a CMM no dia seguinte ao segundo turno foi a disputa pela presidência da Casa.

Recorde  Pelas conversas que rolam nos corredores da CMM, há mais candidato que eleitor.

De volta   O advogado José Alves Pacífico deve assumir esta semana a Casa Civil do governo José Melo. Ele já ocupou o posto em outras gestões, como as de Amazonino Mendes. Pacífico ocupará  a função em substituição a Raul Zaidan.