Terça-feira, 21 de Maio de 2019
Sim & Não

Reforço no FPM fica mais perto


dinheiro_1815A007-EEBB-4C86-9C3D-2E33DB09AFF5.JPG
14/05/2019 às 09:01

Um dos pleitos defendidos por prefeitos de todo o País, a Proposta de Emenda à Constituição 391/17 - que acrescenta ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) 1% da arrecadação de IR e de IPI - começa a avançar na Câmara dos Deputados. Amanhã será constituída a Comissão Especial  que vai analisar a matéria. O presidente da Associação Amazonense de Municípios e prefeito de Maués, Junior Leite, acredita que a mudança será votada logo para que possa ser implementada o mais rápido possível. 

Alento Junior Leite avalia que a mudança fará diferença nas contas de muitas prefeituras do interior, que já atuam no limite para cobrir as despesas de custeio das administrações. “Longe de ser o ideal nessa partilha de recursos, mas será um alento”, disse o prefeito.

Segurança na Amazônia O ministro da Justiça Sérgio Moro é um dos convidados para participar do III Seminário Internacional de Segurança da Amazônia (Sisam). O encontro é bienal e ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de maio, no Tropical Hotel, em Manaus.

Agenda Moro mostrou interesse em participar do evento, mas só poderá confirmar presença na próxima segunda-feira, 20. O evento vai reunir profissionais de segurança pública do Brasil e exterior, além de representantes de órgãos públicos, para discutir novas formas de coibir a violência no País.

Exemplo Barcelos foi a primeira cidade do Amazonas a pagar o rateio do Fundeb aos professores da rede pública. No início de abril, os mais de 300 profissionais da educação do município receberam o rateio de R$ 510.125,78, proporcional aos meses trabalhados.

Fardas  E na semana passada, Barcelos entregou mais de 1,5 mil fardas a alunos da rede municipal da área urbana e rural. O prefeito Edson Mendes (sem partido) anunciou que o segundo lote de fardas vai para escolas rurais e indígenas.

Urgência  Tapauá recebeu, neste fim de semana, a visita de um técnico da Secretaria de Estado de Infraestrutura. Ele foi conferir a obra da unidade da UEA, que terá novas salas, laboratórios, auditório e cantina.  Em conversa  com o  prefeito José Guedes (MDB), o governador Wilson Lima assegurou que os trabalhos serão retomados logo.

Águas de Manaus A concessionária Águas de Manaus está de olho no potencial que o Distrito Industrial representa, já que muitas empresas não são clientes.  Em reunião na Fieam, o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis, falou sobre melhorias no fornecimento de água para o Distrito.

Adequação Segundo Medicis, a intenção da concessionária é ouvir o que cada empresa precisa e trabalhar em projetos que adequem o serviço às necessidades das indústrias da Zona Franca.

Barco-Escola O Programa Barco Escola Samaúma, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Amazonas) está completando 40 anos. Hoje, o programa será homenageado na ALE-AM em solenidade proposta pelo deputado Adjuto Afonso (PDT).

Pioneirismo Desde 1979, a embarcação oferece qualificação profissional para a população ribeirinha do interior, sendo case de sucesso e referência nacional em educação inclusiva.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.