Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Sim & Não

Reunião discute austeridade


agora_sefaz_DE7A7C52-DC8D-4027-8FC0-167A231586DE.JPG
27/05/2019 às 07:23

A semana passada terminou para gestores de secretarias e órgãos do governo com uma reunião no auditório da Secretaria de Fazenda (Sefaz) para detalhar  as medidas de austeridade administrativa determinadas pelo Decreto 40.645/2019, assinado pelo governador Wilson Lima e publicado no Diário Oficial do Estado no dia 7 de maio. Chamado de Decreto da Qualidade do Gasto, o ato do governador pretende economizar  R$ 50 milhões por mês, chegando a R$ 600 milhões anuais.

Equilíbrio   O foco do decreto governamental é a promoção do equilíbrio fiscal do Estado, sem prejuízo à prestação de serviços para a população. Dentre as medidas estão  a redução de pelo menos 25% da frota de veículos das secretarias, de 30% dos gastos com diárias e passagens em relação ao exercício de 2018, assim como de aluguel de imóveis, consultorias técnicas e outros serviços.

Aclamado   Foi unânime a decisão do partido Solidariedade no Amazonas de reconduzir o deputado federal Bosco Saraiva à presidência da legenda no Estado, no fim de semana. Além da reeleição do presidente, também foram eleitos o Diretório Estadual, composto por 86 membros, e a direção executiva do partido.

Reconhecimento   Os professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Antônio Kieling e Antônio Mesquita, conquistaram o terceiro lugar no pitch para investidores realizado na sexta-feira (24/5), na Green Rio, evento internacional que promove a Bioeconomia no País.

Apresentação   Em apenas três minutos, cada um deles teve a oportunidade de apresentar o ecopainel de açaí e a madeira plástica.  Os produtos foram levados para a feira internacional no Rio de Janeiro e chamaram a atenção não só dos investidores, mas também das centenas de pessoas que participam do evento.  A Green Rio encerrou no sábado (25/05).

Empregos   Este ano, o Festival Amazonas de Ópera (FAO), em termos de geração de postos de trabalho, só ficou atrás dos segmentos naval, de beneficiamento de borracha e produção alimentícia. Foram gerados 676 empregos diretos.

Encontro    Os dados foram apresentados neste domingo (26), pelo secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, durante o “Encontro Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, ocorrido no Palácio da Justiça.

Sucesso   O evento contou com a participação do secretário especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, que parabenizou o governo do Amazonas pelo sucesso do Festival e pela estrutura montada.

Hostilidade   Os profissionais de imprensa que participaram da cobertura da rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) foram hostilizados pelos parentes dos detentos, que jogaram objetos, como garrafas d’água, em direção às equipes de reportagem. Chegaramn a arrombar o carro de uma das esquipes e levar a bolsa de uma repórter.

Sinal fraco   Outro problema enfrentado por quem se deslocou até o Compaj para fazer a cobertura da rebelião foi o precário sinal de Internet. Em tempo de notícias instantâneas e em tempo real, internet de qualidade faz muita falta.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.