Domingo, 26 de Maio de 2019
Sim & Não

Rotta usa TV para criticar Arthur Neto


arthur_A3D4D13A-B5E5-4EC1-A47F-4D939E5ECC45.JPG
16/05/2019 às 07:56

O vice-prefeito de Manaus Marcos Rotta (MDB) verbalizou ontem a falta de entendimento que existe há tempos entre ele e o prefeito Arthur Neto (PSDB). Rotta criticou Arthur por ser contra o decreto do governo que flexibiliza o porte de armas. “O que não acho certo é que pessoas que andam com segurança armada 24 horas por dia e moram em condomínio fechado, como é o caso do prefeito, sejam contra o decreto. É um factoide para encobrir outros tipos de problemas que estão ocorrendo em Manaus”, disse.

Ataque A declaração de Rotta ocorreu durante um programa de TV que ele apresenta. O vice-prefeito comentava a notícia de que o Ministério Público Federal (MPF) considera inconstitucional o decreto das armas. Ele concorda com a posição do MP, mas não perdeu a chance de atacar o prefeito.

Alerta Em sua apresentação no 3º Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico Local para América Latina e Caribe, o prefeito de Manaquiri, Jair Souto (MDB), foi enfático em afirmar que, se o mundo realmente quer a Amazônia preservada, “precisa ajudar a manter a Zona Franca firme”.

Argumento A justificativa de Jair Souto é que o modelo econômico mantém a floresta preservada e que os países devem entender essa dinâmica “economia x preservação”. O evento ocorreu na cidade de Barranquilla, na Colômbia.

Inspeção Começou nesta semana a primeira etapa de inspeções do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nos municípios do interior. 32 cidades  serão visitadas por 21 equipes até o dia 22 de junho. O objetivo é conferir se as informações concedidas nas prestações de contas de 2018 correspondem à realidade.

Economia Para facilitar a logística e economizar gastos, a maioria das equipes vai vistoriar mais de um município. As cidades de São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro e Barcelos, por exemplo, serão vistoriadas pela mesma equipe dentro de 28 dias, uma vez que são cidades próximas.

Cultura O secretário especial de Cultura, Henriques Pires, estará em Manaus no dia 26, para assinar um acordo com a Ópera Latinoamerica (OLA) –, entidade que reúne teatros de ópera de toda a América Latina e Espanha.

Intercâmbio A articulação para a assinatura do acordo foi conduzida pelo governador Wilson Lima, junto com o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, e marca a disposição do governo brasileiro de atuar em conjunto, para facilitar coproduções e intercâmbio de montagens.

Greve O projeto de lei encaminhado pelo governo do estado à Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), que concede reposição de 4,73%  e outros benefícios aos professores só deve entrar na pauta do Plenário na próxima quarta-feira, 22.

Renegociação Como não tramita em regime de urgência, o presidente da ALE-AM, Josué Neto (PSD), ressaltou que há tempo para que governo e líderes do movimento grevista retomem o diálogo, o que pode resultar em alteração no conteúdo da proposta.

Energia solar O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas entregou ao presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, nota técnica que aponta a geração de energia solar fotovoltaica como alternativa para o problema energético de Roraima.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.