Publicidade
Sim & Não

Sabotadores com dias contados

14/08/2016 às 17:34
Show 326145

Proposta de lei para evitar que um prefeito derrotado sabote o governo do sucessor, por meio do “sumiço” de documentos durante a transição de governos, por exemplo, está há um mês na geladeira da ALE-AM. A matéria é uma iniciativa da Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas e foi entregue à presidência da Casa dia 13 de julho. Há a expectativa de que o Projeto de Lei entre em pauta essa semana e que a regra já esteja em vigor nas transições de governos que ocorrerão esse ano. 

Promessa

À coluna, o presidente da ALE-AM e candidato a vice-prefeito de Manaus, Josué Neto (PSD), garantiu que a matéria entra em tramitação essa semana. O projeto estabelece normas que devem ser seguidas durante a transição municipal.

Força tarefa

A Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas  é formada pelo MPF, que atualmente preside o grupo de instituições, o TCU, a CGU, o TCE-AM, o Ministério Público de Contas, o MP-AM, a Polícia Federal e a Advocacia-Geral da União (AGU).

Veja bem 1 

O juiz do pleito em Manaus, Marcelo Vieira, afirma que se houve erro nas informações da declaração de bens do candidato a vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (PMDB), o erro foi do partido do político, que alimentou os dados erroneamente.

Veja bem 2

“O TRE-AM já recebe as informações prontas, via programa, então, não teríamos como mudar o que foi informado”, afirmou o juiz. Rotta apareceu no sistema da Justiça Eleitoral como dono de um patrimônio de R$ 34,9 milhões, quando na verdade o valor declarado por ele foi de R$ 330,9 mil.

Positivo 

Apesar das projeções, o presidente do PHS, vereador Wilker Barreto, garante que de forma alguma a bancada da sigla na CMM cairá pela metade após as eleições desse ano. “No mínimo, elegeremos quatro”, afirma o vereador. Hoje o partido tem cinco cadeiras.

Ré 

Apesar de indicar que seria candidato a vereador em Manaus, o deputado estadual Dr. Gomes (PSD) desistiu. Aliados dizem que o parlamentar julgou que a possibilidade de se efetivar na ALE-AM é mais concreta do que a de reeleição na CMM.

Andorinha na mão 

A aposta de Dr. Gomes é que os colegas Bi Garcia (PSDB) e Sabá Reis sejam eleitos prefeitos em Parintins e Autazes, respectivamente. Assim, ele passaria da condição de suplente a detentor definitivo do mandato na ALE-AM.

Fala...

Há duas semanas com problema de saúde que afetou a voz, o prefeito Artur Neto (PSDB) tem recorrido ao recurso de legenda nos vídeos que tem gravado para suas redes sociais.

...mansa

No dia 5, a convenção do PSDB atrasou por mais de horas para que o prefeito pudesse concluir um tratamento que fazia às pressas com profissionais.

Toalha no chão

Espera-se para hoje o anúncio da desistência da candidatura à reeleição do prefeito de Parintins, Alexandre da Carbrás (PSD).

Morna 

Vivendo dias de calmaria, a eleição para a Procuradoria Geral de Justiça do MP-AM deve começar a esquentar essa semana. A escolha do novo chefe do órgão será em setembro.