Sábado, 22 de Fevereiro de 2020
Sim & Não

SBPC debate mineração na Amazônia


amaz_nia_412A01B1-C144-4B03-8532-71C1140E7BF9.jpg
07/02/2020 às 08:22

A comunidade científica, através da  Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realiza hoje um debate sobre Mineração na Amazônia. O ponto de partida do debate, cuja premissa é que a atividade na região será ampliada e se tornou “impositiva”, incomodou movimentos da sociedade civil organizada. Eles pretendem pautar a discussão pelo grau de risco da atividade para a região, que tem outras importantes riquezas além das minerais (a saber: plantas, animais e gente). O seminário começa às 8h30 no auditório do Bosque da Ciência.

Discurso E por falar em mineração, ontem o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) alertou que o Brasil pode sofrer retaliação comercial mundial se a atividade for liberada em terras indígenas. O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) já encaminhou ao Congresso Nacional, projeto de lei autorizando a exploração.

IPI O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta sexta-feira um recurso (embargos de declaração) da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) contra a decisão que reconheceu o direito de contribuintes aos créditos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de insumos produzidos na Zona Franca de Manaus.

Expectativa O primeiro julgamento ocorreu em 24 de abril de 2019 com 6 votos a favor e 4 contra a validade dos créditos. O assunto é acompanhado com atenção por lideranças empresariais do AM, que aguardam um desfecho novamente positivo para as empresas locais. Os créditos de IPI funcionam com um estímulo importante que sustenta o polo local de componentes.

Suframa  O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, articula a vinda do presidente Jair Bolsonaro ao Amazonas para participar da primeira reunião do Conselho de Administração da Suframa neste ano, em 20 de fevereiro. Seria uma oportunidade para o empresariado local questionar o presidente sobre recentes medidas em desfavor do polo de concentrados, por exemplo.

Página Virada Para o deputado Saullo Vianna (Cidadania), o arquivamento do pedido de impeachment do governador Wilson Lima e do vice, Carlos Almeida, é página virada. O parlamentar defendeu, ontem durante sessão plenária na ALE-AM, que os deputados devem se debruçar na construção de pautas positivas que visem agregar o desenvolvimento do Amazonas.

Terra arrasada    Saullo também fez um alerta em relação aos perigos que a Reforma Tributária pode causar à Zona Franca de Manaus. “Os deputados estaduais devem participar da construção de um diálogo unificado com a bancada federal pois se não defendermos nossos interesses, o Amazonas será um dos mais afetados com a reforma”, concluiu.

Corrida interna Na disputa interna para ser o candidato do PT à Prefeitura de Manaus, o deputado federal José Ricardo solicitou ao Diretório Municipal do Partido em Manaus uma agenda para apresentar sua  prestação de contas junto aos membros da direção.

Sugestões José Ricardo pretende aproveitar o momento para colher sugestões dos dirigentes quanto ao mandato parlamentar e debater propostas para o Plano de Governo para a Prefeitura. Por outro lado, o deputado estadual Sinésio Campos, que também pretende ser a escolha do partido, têm dito que “ninguém é candidato de si mesmo”.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.