Publicidade
Sim & Não

Sem Lula na disputa, Marina vence Bolsonaro, registra a Reuters

02/02/2018 às 21:52 - Atualizado em 02/02/2018 às 22:25
Show 15

Veio da maior agência internacional de notícias do mundo, e não da grande imprensa brasileira, uma tradução óbvia dos números da última pesquisa sobre a corrida presidencial, feita pelo Datafolha. Estando Lula fora da disputa, Bolsonaro “perderia mal” para Marina Silva, no segundo turno da disputa, conforme artigo publicado no site da Reuters, no dia em que a pesquisa foi divulgada. Após a divulgação da sondagem, as principais publicações do Brasil curiosamente evitaram dar destaque ao nome de Marina.

Intencional

“Há uma visível desonestidade intelectual de pessoas que fingem não ter neurônios funcionando para avaliar pesquisas eleitorais”, declarou a ex-senadora Heloísa Helena ao SIM&NÃO. “A farsa da  polarização do ódio à direita e do ódio à esquerda se consolida entre Lula e Bolsonaro”, disse.  

Conclusão

A Reuters usa a expressão “would lose badly” para dizer que Bolsonaro não obteria sucesso se encarasse o segundo turno contra Marina. A ex-ministra do Meio Ambiente tem dez pontos de vantagem sobre Bolsonaro num dos cenários da sondagem.

Lamento

“É uma pena que poucos tenham tido a coragem de analisar com honestidade intelectual (a pesquisa). Qualquer pessoa de bom senso é capaz de avaliar a posição de Marina de forma extremamente positiva”, sustentou Heloísa Helena.

Vida que segue

Muito embora avalie que a sondagem do Datafolha revele Marina Silva como “candidata fortíssima” para vencer a disputa pela Presidência, Heloísa Helena afirmou que a Rede não vai transformar os números em guia. “Trabalhar nossos passos com base em pesquisas não é nossa tradição”, definiu.

Opinião

Ainda conforme o levantamento do instituto Datafolha, para  51% dos entrevistados, o ex-presidente Lula deve ser impedido de disputar a eleição presidencial. Outros 53% desejam vê-lo preso.

Justiça

Para 50% dos brasileiros, a condenação de Lula pelo TRF-4 foi justa. Para outros 54%, de acordo com a pesquisa divulgada na última semana, o petista sabia dos desvios de verbas em seu governo.

Acerto 1

Os membros do plenário do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM) se reúnem na próxima terça-feira (6) para, entre outras coisas, discutir detalhes sobre a eleição para o comando da Corte e a provável data da disputa. 

Acerto 2

Logo após essa reunião, ficará mais claro quem, de fato, vai disputar o comando do TJ/AM. Os desembargadores Yedo Simões e Socorro Guedes têm interesse no posto, e Domingos Chalub pode surgir como a terceira via.

Feira

O Centro Internacional de Negócios da Fieam lançou um convite aos empresários do AM para que participem da 36° edição da Exposição Comercial Internacional (Expocomer 2018), que será realizada no período de 24 de fevereiro a 4 de março deste ano, na cidade do Panamá.

Oportunidade

Considerada a maior feira de negócios da América Latina, o evento destaca cinco segmentos: alimentos e bebidas; têxteis e acessórios; construção civil; tecnologia da informação; calçados e cosméticos.