Domingo, 16 de Junho de 2019
Sim & Não

Semana livre de impostos


show_subway_E63D0F18-5271-466B-A7EA-7285DF20748A.jpg
26/05/2019 às 08:40

No oitavo ano da ação Dia Livre de Impostos (DLI 2019), promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), o dia sem impostos foi estendido para uma semana. Desde a sexta-feira (24), estabelecimentos comerciais estão realizando ações isoladas na capital. A cada dia, um ou dois estabelecimentos praticam preços subtraindo o valor dos impostos. No dia D, 30 de maio, serão mais de 400 estabelecimentos comerciais aderindo à campanha na capital e interior.

Conscientização O vice-presidente da CDL Jovem, Sérgio Avelino, esclarece que não se trata de desconto ou promoção. “É um evento de conscientização da alta carga tributária que temos no Brasil. Para o consumidor sentir o impacto do imposto no preço final do produto ou serviço. Muitas vezes o consumidor acredita que a culpa é do empresário”, explica.

Afronta Em nota oficial publicada na sexta-feira, o Conselho Superior da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que congrega professores, técnicos administrativos e alunos, classificou como “ataques” as últimas medidas do governo federal. “Afrontam a autonomia didático-científica, administrativa e financeira necessária”, diz a nota.

Humanas A nota também condena o que chama de tentativa de inviabilizar recursos para a área de Filosofia e Sociologia. Para o conselho trata-se de uma investida para “orientar a academia e a sociedade brasileira a uma lógica utilitarista equivocada que empobrece a formação profissional e o debate crítico.”

Saúde Secretários municipais de Saúde do Amazonas estarão reunidos a partir desta segunda-feira (27/05) para discutir propostas para a interiorização dos serviços de Saúde no estado. O encontro será no 7º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas, evento que se estende até o dia 29 de maio, em Presidente Figueiredo.

No interior O desafio dos secretários é traçar propostas exequíveis para descentralizar o atendimento à população, hoje concentrado na capital, Manaus. “O problema da centralização da Saúde na capital vai além da questão operacional. Isso vira um problema social quando a população interiorana é obrigada a migrar para Manaus em busca de atendimento”, pondera o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Januário Neto.

Internacional O Teatro Amazonas estará representado, pela primeira vez, na Conferência Anual da Opera America, que acontece de 12 a 16 de junho, em São Francisco, nos EUA. A diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera (FAO), Flávia Furtado, vai falar sobre a execução do evento e os passos adotados que o tornaram, hoje, sucesso de público.

EUA e Canadá A conferência deve receber mais de 500 participantes, dos Estados Unidos e Canadá. A Opera America é uma organização especializada em ópera, a mais proeminente do continente americano. A conferência oferecerá sessões plenárias, performances de espetáculos, além de grandes oportunidades para networking com companhias de ópera norte-americanas.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.