Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020
Sim & Não

Senadores reagem a Guedes


paulo_65BE2C69-F929-4032-B26C-B5BEAAAAA21C.JPG
22/01/2020 às 07:42

As declarações do ministro Paulo Guedes no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, têm incomodado senadores da bancada amazonense e alguns setores empresariais do Amazonas. Duas delas especificamente – não por acaso as que ganharam maior visibilidade na mídia nacional – receberam reações imediatas: a de que o problema do desmatamento é a pobreza e a sinalização de que empresas estrangeiras poderão participar de licitações no Brasil.

Pobreza   Sobre a declaração do ministro de que o pior inimigo do meio ambiente é a pobreza e que as pessoas destroem o meio ambiente porque precisam comer, o senador Omar Aziz (PSD) afirma que trata-se de uma afirmação infeliz porque pobre não desmata. 

Dinheiro  “Quem desmata é quem tem dinheiro para desmatar. Pergunte a ele se pobre tem dinheiro para comprar máquinas e tratores para desmatar”, questiona o senador.

Estrangeiros   Já sobre a decisão de permitir a participação de empresas estrangeiras em licitações públicas, o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga, afirma que trata-se de exportação de empregos. “É usar o poder de compra para importar produtos, gerar empregos  no exterior. No momento que temos quase 12 milhões de desempregados. Isso é bonito pra inglês ver ou ouvir, mas para nós Brasileiros é horrível”, diz o senador. 

Contra   O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) também se posicionou contra a intenção de integrar o Brasil ao Acordo sobre Compras Governamentais (GPA, na sigla em inglês). 

Preocupante   “É preocupante que a adesão ao tratado obrigue o país a dar tratamento isonômico entre empresas nacionais e estrangeiras que participem de licitações e concorrências públicas no Brasil”, disse Luiz Augusto Rocha, presidente do Conselho Superior da Cieam.

Comemoração   O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Josué Neto (PSD), comemorou o fato de ter sido seguido pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) no Twitter. O filho do presidente retuitou uma postagem de Josué convidando para o encontro de apoiadores do Aliança pelo Brasil e passou a seguir o presidente da ALE-AM.

Divididos   As reações dos internautas à comemoração de Josué não foram unânimes. Muitos não gostaram e até chamaram o deputado estadual de “gado”. Outros compartilharam com Josué a alegria do momento.

Parceria   As Defensorias Públicas do Estado (DPE-AM) e da União (DPU) firmaram ontem (21) uma parceria para intensificar o atendimento à população, ampliando o alcance da assistência jurídica, por meio de ações conjuntas no interior do Amazonas. 

Seminário   O presidente da Comissão de Promoção e Defesa das Crianças, Adolescentes e Jovens da ALE-AM, Álvaro Campelo (Progressistas), reuniu-se com a Desembargadora Joicilene Portela para tratar da realização do 1° Seminário Internacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Manaus.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.