Publicidade
Sim & Não

‘Serasa’ do TCE/AM surte efeito

08/04/2016 às 23:02
Show sem t tulo

A decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM) de tornar pública, a cada final de mês, a lista dos gestores com contas reprovadas na Corte, provocou alvoroço entre os atingidos pela divulgação. Nos últimos 15 dias, o número de gestores que procuraram o TCE/AM para ‘acertar as contas’ surpreendeu até o presidente do órgão, Ari Moutinho. “O tribunal ficou igual ao 28 Agosto em sábado de Carnaval”, descontraiu  o conselheiro. 

Vai além  

A publicação da lista de gestores pendurados pelo tribunal atende a um pedido do Ministério Público Eleitoral, mas seguirá mesmo após as eleições, já que, nem todos aqueles que tiveram contas reprovadas necessariamente serão candidatos. 

Deu certo  

Segundo Ari Moutinho, o listão do TCE/AM “chacoalhou” gestores que, após deixarem cargos na administração pública, não acompanhavam o andamento dos julgamentos das contas pelo tribunal. “Funcionou”, disse Moutinho, sobre a atenção que precisa ser dada às decisões da Corte. 

Confusão

O ano eleitoral no município de Barcelos promete ser duplamente tumultuado. Nesta sexta-feira (8), o TSE publicou o acórdão da decisão que cassou o prefeito da Cidade Ribamar Beleza. A cassação ocorreu no dia 15 de dezembro, mas só agora o tribunal publicou a determinação no Diário Oficial. 

Imbróglio  

Se a minirreforma eleitoral for levada em consideração, um novo pleito terá que ser realizado pelo TRE/AM em Barcelos. Conforme a nova legislação, eleições indiretas só acontecem quando a vacância do cargo se dá seis meses antes do término do mandato, o que não é o caso. E não custa lembrar: em outubro, tem eleição de novo.  

Verba    

O secretário de Esportes do Estado, Fabrício Lima, se reuniu esta semana com o ministro dos Esportes, Ricardo Leyser, em Brasília, e com o secretário executivo da pasta, Marcos Jorge de Lima, para alinhar o repasse de R $7 milhões para a reforma da Vila Olímpica, englobando o Parque Aquático e a Área de Lutas.

Serviço  

A direção do Hemoam acredita que até o final de 2017 o Hospital do Sangue, erguido com a ajuda de doações, já esteja concluído e  funcionando.  O hospital deverá ser referência na região Norte. Hoje, 20% dos pacientes internados no Hemoam são do estado do Pará. 

Inspeção  

Coari, Tefé, Eirunepé, Tabatinga, Benjamim Constant, São Paulo de Olivença, Careiro da Várzea e Barreirinha, municípios em que a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) mantém obras, serão os primeiros a receber visita dos técnicos do TCE/AM, este ano. 

Régua  

Conforme informou o tribunal, em nota, sete equipes técnicas irão aos municípios “conferir se as informações contidas nas prestações de contas do ano de 2015 correspondem à realidade e se o dinheiro público foi aplicado corretamente”. 

Atípico  

Por conta do debate e da votação na comissão do impeachment, o aeroporto de Brasília vive, neste final de semana, um fenômeno diferente. Os voos de chegada à capital estão lotados, e os de partida, vazios.