Publicidade
Sim & Não

Sete estão de olho nas vagas do Senado

24/02/2018 às 16:26
Show eduardo 123

Com duas vagas em jogo, a disputa pelo Senado Federal este ano promete ser uma das mais singulares de todos os tempos no Amazonas. Até agora, sete fortes pré-candidatos demonstram interesse nas cadeiras. Além de Eduardo Braga e Vanessa Grazziotin, que vão tentar a reeleição, Rebecca Garcia, Plínio Valério, Bosco Saraiva, Pauderney Avelino, Francisco Praciano e Alfredo Nascimento desejam os postos. O número de interessados pelas vagas já é maior que o de pré-candidatos ao governo. 

Recorde  Somando a participação dos candidatos de partidos nanicos, a disputa pelo Senado em 2018 pode ter até dez postulantes, se o interesse dos pré-candidatos se mantiver. Em 2014, seis concorreram à vaga que ficou com Omar Aziz (PSD). Praciano (PT) ficou em segundo lugar e Marcelo Serafim (PSB), em terceiro.

Suor   Independente do número de candidatos, os atuais donos das cadeiras no Senado terão dificuldade para se reeleger, diante de uma concorrência que, em boa parte, está estruturadíssima para o pleito.

Panorama  Quando foi eleito, em 2010, Eduardo Braga contava com o recall da gestão que havia acabado de deixar, além de uma avaliação positiva nas alturas. Tanto que carregou Vanessa Grazziotin no colo e impôs ao então senador Arthur Virgílio Neto uma derrota histórica. Hoje o cenário é bem diferente, inclusive por causa de uma tal “Operação Lava Jato”. 

Rodopio  Como é de se esperar, o desenho entre os pré-candidatos ao Senado pode mudar. Rebecca Garcia aparece bem em pesquisas focadas na disputa. Mas pode partir para o confronto pelo governo e até casar com a virtual chapa de Amazonino Mendes, o que já é especulado.    

Copa vem aí  Um pregão eletrônico preparado pela Comissão Geral de Licitação do Amazonas (CGL/AM) prevê a compra de 700 televisores do tipo LED para “atender todo o complexo administrativo do governo do Estado”. Do total de TVs, 600 são de 42 polegadas e 100 aparelhos de 32. 

Suspensão  O edital do pregão eletrônico para a compra das TVs chegou a ser publicado no site da Sefaz na última semana, com data e hora para acontecer: dia 26 de fevereiro, às 9h. Na sexta-feira (23), a concorrência ganhou o status de "suspensa".  

Abrigo  O ex-deputado estadual e vice-prefeiro de Parintins, Tony Medeiros, que planeja retomar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM), tem dois passos a seguir nos próximos dias: sair do PSL e se abrigar em uma sigla que esteja sob as asas do senador Omar Aziz (PSD).

Complicação   Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas estão com dificuldades para ter acesso ao financiamento do SUS nos moldes do caixa único.

Apoio  Para tirar as dúvidas dos gestores, a equipe do Projeto Apoiador do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS) está entrando em contato com cada um dos 62 municípios e agendando uma visita dos técnicos da entidade.

Agenda  Codajás, Manicoré, Tabatinga, Nhamundá e Barreirinha serão os próximos municípios a receber a equipe do COSEMS. Durante as visitas, os apoiadores prestam assessoria às secretarias de Saúde sobre as novas normas para o acesso ao financiamento do SUS, além de orientar na prestação de contas.