Publicidade
Sim & Não

Silas propõe ‘censura’ e é criticado

13/11/2016 às 20:20
Show img0017407537

As redes sociais do deputado federal Silas Câmara (PRB) foram invadidas por críticas após o movimento “Vem pra rua Brasil” divulgar que é dele texto que pretende proibir a TV Justiça de transmitir as sessões do Supremo Tribunal Federal (STF) e demais tribunais superiores que envolvam julgamento de processos penais e cíveis. O Projeto de Lei 7004/13 foi aprovado semana passada na Comissão de Comunicação e será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça.

Não interessa O texto original do PL 7004/13 previa o fim de todas as sessões do STF na TV. Silas limitou a “censura” às ações cíveis e penais, e diz: “Não interessa à sociedade a midialização de julgamentos em que se expõe vida, família e  futuro de pessoas que sequer foram consideradas culpadas”.

Gasoduto  A gigantesca obra da Petrobras que liga Coari a Manaus voltou aos holofotes com o indiciamento do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, na Operação Lava Jato. O relatório da PF contra Vaccari cita propina, paga entre 
2008 e 2012, para influenciar nos contratos do gasoduto.

Rateio No primeiro rateio dos bilhões da repatriação, o Amazonas ficou com R$ 138,1 milhões. Agora, o Estado pode ver essa verba turbinada, pois a Justiça decidiu, em caráter liminar, que a União tem que dividir também o valor das multas pagas por contribuintes que regularizaram bens e ativos no exterior.

No vermelho  Pesquisa “Rumos da Indústria” feita pela Fiesp com mais de 500 empresas mostra que 29% vão recorrer aos bancos para pagar o décimo terceiro salário dos funcionários. No ano passado, o número registrado foi de 34,9%.

Trabalho 1 O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, mandou cartas aos 11 ministros do STF mostrando o peso da terceirização para pequenos negócios. Está na pauta da Corte recurso que pode  liberar o modelo para todas as atividades de uma empresa.

Trabalho 2  Na atual legislação, a terceirização de atividades-meios é aceita, mas há sérias limitações quando se trata de atividades-fim. O julgamento do STF, previsto para dia 16, pode mudar a forma de contratação direta de funcionários em todo o País.

Lixo Zero  A Pioneer do Brasil realiza no próximo sábado nova edição da Gomizero, ação de conscientização semestral. Colaboradores e familiares irão da Praça Jefferson Peres até o Mercado Adolpho Lisboa distribuindo panfletos e recolhendo lixo.

Vozes  Empresas de radiodifusão correm contra o tempo para aprovar no Senado, até dia 22, MP que flexibiliza o horário d’A Voz do Brasil. A MP já recebeu aval dos deputados. Se aprovada, o programa 
deve começar entre 19h e 20h.

Sem crise Um grupo de empresários locais lança esta semana a Galeria Cristal, com cafés e restaurantes exclusivos. O centro gastronômico, com entrada pelo Manauara e também pelo edifício Cristal Tower criou 163 empregos diretos e 800 indiretos.

Futuro  Quarenta presos do Compaj dedicam-se durante duas horas, todos os dias, a um projeto que pode mudar suas vidas: estudar para o vestibular. Eles integram o projeto Bambu, e com mais 558 detentos farão o Enem-PPL no próximo mês.