Terça-feira, 26 de Outubro de 2021
Sim e Não

Sinésio diz que empresa agiu de má fé


07-Dep.-SineI-sio-Campos-cobra-esclarecimentos-sobre-instalacI-aI-o-de-novo-aterro-sanitaI-rio-na-BR-174-640x380-1_6B3CDEBC-D7D5-4B42-AFAA-77A7F6853645.jpg
10/09/2021 às 06:52

O presidente da CPI da Amazonas Energia, deputado Sinésio Campos (PT), disse em entrevista ao podcast do Sim&Não que irá ao ar nesta sexta-feira, que a concessionária de energia “agiu de má fé” ao pedir na Justiça a suspensão da comissão de investigação na Assembleia Legislativa do Amazonas. “A CPI já estava instalada. Num sábado, dia 4, às 18h, saiu a decisão monocrática suspendendo a CPI. Eles  esperaram entrar no plantão, com argumentos que não cabem”, disse. 

‘Existe fato’ -  Segundo o deputado estadual, há o fato determinante para o andamento da CPI, que teve apoio e assinatura de metade do parlamento estadual.  “O fato determinante é: apuração de irregularidades no fornecimento de energia elétrica por parte da empresa [...] que ocasiona, além de perdas econômicas, transtornos para a população consumidora na capital e interior do Amazonas”, disse. A entrevista completa pode ser conferida nas plataformas de streaming e no YouTube do Portal A Crítica. 

Greta... - O Senado deve debater hoje, em sessão temática, os resultados do IPCC, sigla em inglês para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. O último relatório do painel, divulgado em agosto, foi classificado pelo secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, como “um código vermelho para a humanidade”.  A sessão, que será virtual, está marcada para as 9h.

...no Senado - Estão confirmadas as participações da jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg e do químico David King, líder do Conselho Consultivo de Crise Climática e ex-assessor científico do governo do Reino Unido. Também devem participar o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo; o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; a ativista ambiental amazonense,   Samela Sateré Mawé; entre outros especialistas.

Abono - Indicação do deputado estadual Belarmino Lins (PP) ao Governo do Estado propõe que o pagamento da primeira parcela do abono do Fundeb aos trabalhadores da Seduc seja realizado no dia 15 de outubro, no Dia do Professor. “O abono é uma questão de justiça e o seu pagamento no dia 15 de Outubro tornaria o Dia do Professor uma data mais que especial”, disse Belão à coluna.

Pedido... - O promotor de justiça eleitoral Carlos Fábio Braga Monteiro, do Ministério Público Eleitoral, recomendou a cassação do diploma e mandato do vereador Sandro Maia (DEM), bem como a declaração de sua inelegibilidade, por ter usado o "Instituto Sandro Maia" para promoção pessoal para se eleger vereador em 2020.

...de cassação - "Há nos autos material significativo, retirado inclusive do perfil do Facebook do investigado, demonstrando a utilização da estrutura (tanto física quanto humana) de tal entidade durante o processo eleitoral, o que caracteriza conduta vedada por lei", escreveu o promotor.  De acordo com o Carlos,  o oferecimento de cursos profissionalizantes gratuitos,  assistência social ampla, em período eleitoral, “têm o condão de influenciar o público eleitor”.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.