Publicidade
Sim & Não

SMTU planeja fim de dinheiro nas catracas de ônibus

21/07/2017 às 21:49 - Atualizado em 21/07/2017 às 21:51
Show img0017424298

O pagamento de passagens de ônibus em dinheiro vivo, no transporte coletivo de Manaus, vai ser extinto em breve, conforme planejamento feito pela SMTU. A medida, drástica,  tem como fim dar mais segurança aos passageiros e estancar a fonte de renda de assaltantes, que já levaram meio milhão de reais só este ano em ataques a cobradores. A ideia é que a passagem seja paga só com o cartão passa-fácil. A iniciativa já tem um projeto piloto que iniciou este mês nas linhas 037, 050, 056,  084 e 714.  

Por etapas   Batizado de “Ônibus Seguro”, o projeto da SMTU atende a uma indicação do vereador Gedeão Amorim (PMDB), aprovada em fevereiro pela Câmara, mas defendida pelos órgãos de segurança pública desde o ano passado. Várias reuniões no MPE sobre o tema já foram realizadas. A próxima será em 31 de julho.  

Cabo-de-guerra   Com medo de que a medida tire o emprego dos cobradores, o  Sindicato dos Rodoviários tenta inviabilizar a iniciativa. Consultado, o Sinetram diz que a função continuará sendo necessária nos ônibus. Defensor da proposta, Gedeão Amorim afirma que em outras cidades o “sistema exclusivo de bilhetagem” reduziu os assaltos em 80%.   

Chateado   Irritado com as manifestações nas redes sociais de Marcelo Ramos (PR), vice de Eduardo Braga (PMDB) na eleição suplementar, que o chama de “ficha suja”, o deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos), vice de Rebecca Garcia (PP), pediu direito de resposta à justiça eleitoral. 

Prova dos 9   A juíza Ana Paula Podedworny, que recebeu o pedido de Abdala, decidiu tomar uma medida simples para julgar o caso: “Juntem os representantes as folhas de antecedentes criminais de Abdala Fraxe Júnior, a fim de comprovar ou não as notícias divulgadas”.  

Apareceu! Com atuação intensa por trás dos holofotes pela candidatura e junção de aliados em prol da candidatura de Amazonino Mendes (PDT), o senador Omar Aziz (PSD) mostrou a cara na campanha 
do ex-governador. 

Agenda  Omar viajou para o interior com Amazonino Mendes. Ontem, ele participou de carreata no município de Humaitá. Estava acompanhado dos deputados federais Pauderney Avelino (DEM) e Silas Câmara (PRB). 

 Correria  O senador Eduardo Braga (PMDB) também embarcou para o interior em busca de votos. Só neste sábado ele visita seis localidades. O vice, Marcelo Ramos, corre atrás do eleitor em Manaus e tenta fazer valer o “peso” do PR na formação da chapa com o PMDB. 

 Contagem...  Circula nos corredores do governo do Estado a informação de que o comandante da PM, coronel David Brandão, e o sub, Walter Cruz, não ficam nas funções por mais que uma semana. Na campanha, Brandão adotou absoluta neutralidade. Walter Cruz não esconde a admiração por Amazonino Mendes. 
  
...regressiva   Fonte da coluna afirma, entretanto, que os dois coronéis não teriam conseguido, até aqui, unir a corporação, que viveu no passado recente momentos de turbulência. 


Carimbo  “Lutamos e fizemos tudo o que era possível para chegarmos a este momento”. David Almeida, no evento que selou  a promoção de 2.415  PMs.