Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
Sim & Não

STF age contra a intolerância


dias_A21DB482-299E-4C02-8572-9CD203290DFD.JPG
09/09/2019 às 08:00

O caso envolvendo o livro ‘Vingadores: a Cruzada das Crianças’, que traz temática LGBT, mostra o nível de intolerância do país. A determinação da prefeitura do Rio, de retirar a publicação da Bienal, gerou um debate nacional e foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente Dias Toffolli barrou, ontem, a apreensão de livros de temática LGBT, promovida pela gestão Marcelo Crivella (PRB). A decisão de Toffolli suspende despacho do Tribunal de Justiça.

Ataque de Guedes O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) repudiou o mais recente ataque do ministro da Economia Paulo Guedes à Zona Franca de Manaus. Desta vez, Guedes disse que não iria citar nomes, mas afirmou que o atual sistema tributário brasileiro provoca loucuras e que empresas se instalam em regiões sem a “menor lógica”, apenas “em resposta ao incentivo fiscal”.

Desconhecimento Para Serafim, é um “absurdo” que Guedes continue sem entender “absolutamente nada de ZFM e de Amazônia”. Segundo o parlamentar, essa é mais uma mostra de que o ministro é contra o Brasil e contra toda Amazônia.

Inimigo declarado “Creio que agora ninguém mais pode ter dúvidas das intenções do ministro Paulo Guedes. Ele é visceralmente contra a ZFM e a toda hora, todo instante, na primeira oportunidade, ele resolve agredir o modelo, que é o único modelo de preservação ambiental que deu certo na Amazônia”.

Interior Depois de Manaus, a mobilização “Basta automutilação, depressão e suicídio” começa a percorrer essa semana o interior  do Amazonas. De iniciativa do deputado estadual João Luiz (Republicanos), a campanha de prevenção irá movimentar a cidade de Itacoatiara no próximo dia 12. No dia 14, será realizada uma grande caminhada em Humaitá.

Escolas atendidas Além do interior, também estão sendo realizadas palestras de conscientização e prevenção em torno da depressão e suicídio em escolas estaduais, instituições e associações na capital amazonense.

Fake news  A desinformação já vem sendo considerada uma praga social da modernidade por alguns países mais desenvolvidos. As fake news, que surgiram com força durante as eleições nos EUA, agora, infelizmente fazem parte do dia a dia e causam prejuízos enormes. Todos precisam combater a desinformação, já que somos bombardeados por notícias diárias, por meio de plataformas e redes sociais.

Combate A jornalista Sídia Ambrósio realiza, no próximo dia 14, sábado, a 1ª Oficina de Jornalismo e Inovação com o tema “Fact-checking: Técnicas de checagem na apuração”. O evento é para todos os públicos e as informações podem ser obtidas no site: http://bit.ly/2MtKFsl_Fact-cheking-Sambrosio. 

Alfabetização A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) aponta que existem no Amazonas 168 mil pessoas que não sabem ler ou escrever, fazendo parte da estatística mundial onde 750 milhões de jovens e adultos tiveram pouco contato com a escrita. A pesquisa foi divulgada, ontem, no Dia Internacional da Alfabetização, criado pela Unesco em 1966.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.