Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020
Sim & Não

Suframa defende Bolsonaro


images__41__CA2113B3-A838-41FE-B573-A6BDD4EF087B.jpg
10/01/2020 às 07:13

Em nota emitida à imprensa sobre a crise gerada pela manutenção da redução do IPI para concentrados de bebidas na Zona Franca de Manaus (ZFM), a Suframa defendeu o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). A nota afirma que é preciso ressaltar que não se trata de uma decisão do presidente da República. E que o assunto ainda é “alvo de amplo debate”. De acordo com a Suframa, é esperado que  uma nova proposta seja divulgada por parte do governo federal.

Traição  O deputado federal José Ricardo (PT) discorda da avaliação da Suframa. “O presidente Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes traíram o Amazonas e não honraram o que apalavraram com o Estado e a bancada de parlamentares”, disse o deputado.

Punhalada   O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) segue a mesma linha de raciocínio de José Ricardo. “Mais uma vez o Governo Federal apunhala a Zona Franca de Manaus pelas costas”, afirmou Serafim.

Punhalada 2    Para a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) trata-se de mais um equívoco da equipe econômica liderada pelo ministro Paulo Guedes. “E não é a primeira vez que ele atinge o povo do Amazonas atacando o modelo ZFM”, diz.

Audiência    Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Segurança Pública (SSP) e Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) vai possibilitar a realização, hoje, de uma audiência pública com motoristas de aplicativo, representantes das empresas e o poder público. 

Segurança   O objetivo é estabelecer compromissos a serem cumpridos pelas empresas, com melhorias na segurança do aplicativo para usuários e motoristas. Em Manaus, existem cerca de 30 mil motoristas trabalhando com sistemas de aplicativos de mobilidade urbana.

Novo nome   A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam) mudou de nome para ampliar o espectro dos serviços que fiscaliza. Agora se chama Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam).

Ampliação   A nova denominação amplia a interveniência da agência reguladora estadual em serviços promovidos por permissão, concessão, parcerias público- privadas, organizações sociais (OSs) e termos de parceria com organizações da sociedade civil de interesse público (Oscip’s).

Pesca    O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) registrou um aumento de 46% na emissão de carteira de pesca no Amazonas em 2019. Foram emitidas 2.021 novas carteiras, entre recreativa e esportiva.  O crescimento é um comparativo com o ano de 2018, no qual foram emitidas 1.382 carteiras.

Apelo    O estoque de bolsas de sangue no Hemoam chegou a um nível crítico. Por isso, a instituição está convocando doadores com urgência. Na quarta-feira (8), restavam apenas 184 bolsas de sangue para atender toda  a rede hospitalar pública e privada da capital e interior do estado do Amazonas.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.