Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022
Sim e Não

Suframa discute mineração


zona_franca_de_manaus_9201A54B-A472-45E7-A890-9F5B1FF4DFD0.jpg
26/11/2021 às 08:02

No mesmo período em que foram descobertas centenas de balsas de garimpo no rio Madeira, na região do município de Autazes, a Suframa e a Organização Mineronegócio realizavam o 1º Seminário para o Desenvolvimento Sustentável da Mineração na Amazônia. Superintendente da Suframa, Algacir Polsin reproduziu discurso do presidente Jair Bolsonaro, de que "muito se fala da conservação da floresta em pé, mas pouco se fala dos 25 milhões de brasileiros vivendo na região".

Respeito? "Temos que entender que esta região é estratégica para o nosso País e que existem riquezas aqui que precisam ser exploradas, com o devido respeito a todos os princípios legais. Temos condição de fazer uma mineração de forma correta, usando tecnologia, e ao mesmo tempo conservando o meio ambiente e respeitando as populações indígenas", afirmou o superintendente.

Envolvimento - O evento realizado durante três dias contou com participação de órgãos governamentais e empresas mineradoras. Polsin explicou, ainda, que o envolvimento da Suframa com o tema da mineração deve-se ao fato de a autarquia "estar buscando cada vez mais fomentar novos vetores econômicos e espraiar as riquezas e o desenvolvimento do modelo Zona Franca de Manaus para toda sua área de abragência".

Guerra... A Prefeitura Municipal de Coari mandou a Polícia Militar desocupar o prédio que funciona atualmente o 5º Batalhão de Polícia Militar de Coari. O documento, datado do último dia 18, é assinado pelo secretário da Casa Civil de Coari, Daniel Gomes.

... Coari - No documento, a Prefeitura de Coari, proprietária do prédio, justifica o pedido de desocupação com a "necessidade de abrigar a Guarda Civil Municipal, que está passando por um processo de regularização junto à Polícia Federal".

Apoio - Na prática, o ato é mais um capítulo da guerra política entre a família de Adail Pinheiro, que busca eleger o sobrinho Keiton para a Prefeitura do Município, e o Governo do Estado, que apoia a candidatura de Robson Tiradentes Júnior - que por sinal tem como canidato a vice, o ex-comandante da PM, Ayrton Norte.

Milícia? Ontem em pronunciamento na Aleam, a deputada estadual Mayara Pinheiro acusou o governador de estar apoiando o que chamou de "milícia" em Coari. A parlamentar, no entanto, não lembrou do histórico da família Pinheiro no município, cujo o patriarca, Adail Pinheiro, já foi preso por desvio milionário da prefeitura.

Posto - Um posto de vacinação contra Covid-19 está funcionando até hoje, no hall de entrada do Fórum de Justiça Henoch Reis, no bairro São Francisco, como parte das ações da "19ª Semana Justiça pela Paz em Casa". A ação é uma iniciativa da Coordenadoria da Comissão da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Tribunal de Justiça do Amazonas, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Administração.

Leilão - A Primeira Turma do Tribunal Eleitoral - 11 rejeito o recurso da empresa Itautinga Agro Industrial S.A., fabricante do cimento Nassau, e determinou o leilão de porto em Manaus avaliado em R$ 35 milhões para pagamento de dívidas trabalhistas em 239 processos.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.