Publicidade
Sim & Não

Sumiço de verba chega ao MPE/AM

04/11/2016 às 20:35
Show sim e n o

No dia agendado para receber o salário do mês, o funcionário vai ao banco e percebe que apenas metade do pagamento foi depositado. Questiona o fato ao superior, que justifica: “a folha de pagamento está inchada”. O caso aconteceu no município de Iranduba, com servidores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), programa federal que funciona em convênio com a prefeitura. O fato foi levado ontem ao conhecimento do MPE e na segunda será denunciado ao MPT.  

Corte   Regulamentado pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, o Nasf conta com equipes multiprofissionais que auxiliam no trabalho dos programas de Saúde da Família. Fonoaudilógos, nutricionistas e educadores físicos, que prestam o serviço para  Prefeitura de Iranduba com salário médio de R$ 2 mil, receberam apenas 50% do valor.

Fiscalização   Casos semelhantes a esse serão apurados pelo MPE, que na última quinta-feira (3), publicou recomendação para que promotores acompanhem o processo de transição em prefeituras, de modo a evitar “a dilapidação  de  patrimônio”,  atrasos  de  salários e destruição de documentos públicos”.

Fatura chegou A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) e os deputados federais Átila Lins (PSD) e Silas Câmara (PRB) estão na lista dos 219 políticos com foro privilegiado acusados de fazer “farra” com passagens aéreas pagas pelo Congresso Nacional.

Imensa  A lista foi enviada pela Procuradoria Regional da República no Distrito Federal ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a quem cabe fazer a denúncia STJ ou ao STF. O listão tem ministros do governo Temer, do TCU e governadores.

De ofício O Ministério Público Estadual informou, ontem, que está acompanhando o desenrolar do caso envolvendo o sumiço de três jovens no bairro Grande Vitória, na Zona Leste de Manaus, e desde o início recebeu detalhes da  investigação encabeçada delegado Ivo Martins.

Reação O assunto ganhou repercussão nacional, ontem. Agora, a OAB/AM diz que, se for necessário vai até a Corte Internacional de Direitos Humanos se os jovens continuarem desaparecidos.

Sincericídio Do deputado Balarmino Lins (Pros), durante a votação que aprovou o orçamento impositivo: “A Assembleia inaugura essa fase, que é diferente do passado, quando os deputados apresentavam emendas, mas não eram aprovadas”.

Memória Governista de corpo e alma em mais de duas décadas de mandato, o próprio ‘Belão’ atuou, por orientação de diversos governos, para barrar  emendas ao orçamento do Executivo Estadual apresentadas pelos colegas de Parlamento.

Agenda A data para a diplomação dos candidatos eleitos este ano já foi definida pelo TRE/AM: 19 de dezembro. Os suplentes de vereador, porém,  só vão receber os diplomas após o recesso forense, ou seja, no ano que vem. 

Seca Quem vai ao Fórum Azarias Menescal, na Zona Leste, em busca de serviços jurisdicionais, passa sede se não quiser usar o único copo do bebedouro. Não há descartáveis.