Publicidade
Sim & Não

Superlotação de partidos no Brasil

24/06/2018 às 23:01 - Atualizado em 24/06/2018 às 23:10
Show vota  o

Na semana passada, foram apresentados no Cartório da 68ª Zona Eleitoral de Manaus três lotes de assinaturas apoiando a criação do Partido Reformista Democrático (PRD). A coleta de assinaturas em pelo menos um terço dos Estados é um dos requisitos necessários para a constituição de uma nova agremiação partidária perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim como o PRD, outros 72 novos partidos estão fase de formação no País, que já conta com 35 partidos.

Pré-candidato

Durante coletiva de imprensa no lançamento do PSD Mulher, núcleo feminino do partido, o senador Omar Aziz confirmou que é pré-candidato ao governo do Estado, porém desconversou em relação às alianças. Omar adiantou que o PSD pretende lançar um chapa com a participação expressiva de mulheres.

Mais mulheres

Não foi à toa que no evento do último sábado foram oficializadas as pré-candidaturas da ex-primeira-dama Nejmi Aziz, da jornalista Liliane Araújo, da vereadora Nega de Parintins, da ex-vereadora de Boca do Acre Luciana Melo e da ex-prefeita do município de Anori, Sansuray Pereira Xavier. Todas buscam vagas na ALE-AM.

Multa

Multado pela Justiça Eleitoral em R$ 10 mil por propaganda extemporânea, o deputado federal Silas Câmara tratou de parcelar o débito e solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral certidão atestando que está “em dia” com as obrigações eleitorais.

Ainda não

O presidente do TRE/AM, João Simões, informa, no Diário Oficial do TRE, que ainda não é possível emitir a certidão ao deputado “em virtude da ausência de documentação comprobatória inequívoca do referido parcelamento da multa aplicada nos presentes autos”.

Joelma

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM) acatou   representação contra o prefeito de Nova Olinda do Norte, Adenilson Reis, que pretendia contratar, sem licitação, a cantora Joelma para a Festa do Açaí deste ano. O contrato seria no valor de R$ 140 mil.

Ato suspenso

O prefeito Adenilson Reis havia ratificado a inexigibilidade de licitação na contratação de Joelma em ato publicado no Diário Oficial dos Municípios. O ato foi suspenso pelo TCE até que  o caso seja examinado pela Corte de Contas.

Tendência

Pelo menos cem militares das Forças Armadas do Brasil, entre eles oito generais, deverão concorrer a um cargo nas próximas eleições. Entre eles, o general Guilherme Theophilo (PSDB), pré-candidato a governador do Ceará.

Bancada da lei

Para a Câmara Federal estão se movimentando 50 policiais federais, mais de 300 policiais militares, 52 policiais civis e pelo menos 40 inspetores da Polícia Rodoviária Federal. 

Surfando

O registro formal das candidaturas só deve ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. Militares e policiais estão tentando surfar no sucesso de público da Operação Lava Jato e no clima de insegurança que reina no País.

Dimicro

Abandonado há dez anos, o Distrito Industrial das Micro e Pequenas Empresas (Dimicro) continua em processo de adequação. A Prefeitura está licitando a construção de um muro e instalações de combate a incêndios.