Publicidade
Sim & Não

TCE entrega a ministro relatório sobre a BR-319

12/02/2019 às 07:40
Show 82a1fd64 cdb1 4c01 9de2 40e55340cbae bec0e1a3 e797 426e 9e03 eaedb4473de6

O ministro de Infraestrutura,  Tarcísio Freitas, recebeu das mãos do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Júlio Pinheiro, ontem, em Brasília, um relatório elaborado pelo órgão que é um verdadeiro raio-x das condições da BR-319. Elaborada por técnicos do TCE/AM, a auditoria ambiental foi concluída no final de 2017 e contém entrevistas com moradores que vivem às margens da rodovia, imagens, medições e dados sobre a flora e a fauna da região. A auditoria defende a reconstrução da BR-319.

Mãozinha

À coluna, Júlio Pinheiro afirmou que o TCE decidiu repassar o relatório ao ministro porque entende que cada instituição deve colaborar para que a BR-319 seja asfaltada. “Não há razão para a obra não ser licenciada. Não há mais o que questionar”, diz o  conselheiro.  

Juramento

Pinheiro disse que o ministro Tarcísio Freitas se mostrou extremamente receptivo à colaboração dada pelo TCE e ouviu dele a promessa de empenho pessoal para que a rodovia receba pavimentação na gestão Jair Bolsonaro. 

Empolgado

Na agenda do ministro, o encontro de Tarcísio e Júlio Pinheiro deveria durar 15 minutos. A conversa durou 45 minutos. “Ele parece bastante entusiasmado”, registra Júlio Pinheiro. 

Apoio sim

Na Assembleia Legislativa do Estado, o PR do ex-deputado federal Alfredo Nascimento fechou questão com o governo Wilson Lima. Dois partidários do time, Cabo Maciel e Joana D’arc, são agora  vice-líderes do governo. 

Apoio não

Logo após o anúncio, Alfredo Nascimento se apressou em publicar uma nota em suas redes sociais dizendo ser “tradição” do PR “o respeito à decisão de seus parlamentares”, mas que, “a posição oficial do partido é de independência em relação ao atual governo”. A nota ainda afirma que a sigla vai “fiscalizar o cumprimento dos compromissos de campanha”.

Tática 1

No Legislativo Estadual, o Executivo usará como estratégia distribuir entre até cinco deputados as funções antes atribuídas apenas ao líder do governo. A divisão de tarefas, a fim de dar poder de reação ágil ao governo, foi feita nos bastidores pelo presidente da Casa, Josué Neto (PSD). 

Tática 2

Com a nova filosofia de trabalho, a liderança do governo contará com o apoio de mais dois deputados: Dr Gomes (PRP) e Therezinha Ruiz (PSDB), respectivamente líder e vice-líder da Maioria na Assembleia. 

Colaboração

“Esse é o momento do governo do Amazonas dar certo. Precisamos que ele avance, que dê um passo de maior qualidade. O momento é difícil, especialmente na área de Saúde, e nós precisamos contribuir”, disse Therezinha Ruiz.  

R$ 500 mil

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dispensou licitação para contratar, por meio milhão de reais, a empresa Way Gestão em Saúde, que vai prestar serviços de consultoria à pasta. 

Especialista

Segundo a Semsa, a Way Gestão em Saúde vai atuar na “elaboração, implementação e implantação de mapeamento de processos, protocolos, manuais e procedimentos operacionais padrão, bem como treinamento e capacitação dos recursos humanos, visando acreditação pela Organização Nacional – ONA, em duas Unidades Básicas de Saúde”.