Publicidade
Sim & Não

Temer propõe ‘limonada doce’ como solução

01/06/2018 às 22:34 - Atualizado em 01/06/2018 às 23:16
Show limonada

Cobrado pela bancada federal do Amazonas sobre uma solução para a MP que derruba incentivos do polo de concentrados da ZFM, o presidente Michel Temer prometeu uma saída para o Estado. Ao comentário do senador Omar Aziz (PSD), que disse esperar que ele “faça desse limão uma limonada”, Temer respondeu: “Limonada bem doce, com bastante açúcar”. Ironicamente,  a usina de açúcar no município de Presidente Figueiredo será uma das mais afetadas se o decreto de Temer seguir em vigor.

Bate-papo Michel Temer conversou com membros da bancada federal do AM ontem à tarde, em viva voz, após um telefonema de Omar Aziz durante coletiva de imprensa dos congressistas em Manaus. 

Esforço Juntos na sede do PRB, todos os parlamentares fizeram questão de dar uma palavrinha com o presidente, inclusive a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB). Antes de Temer iniciar a conversa, a comunista disse, ao fazer caras e bocas: “Ouvi-lo-ei”.

‘Sou eu’ Ao pedir para falar com Temer, Arthur Bisneto se apresentou como “Arthur Virgílio”. O presidente logo o cumprimentou como se fosse o prefeito de Manaus. Bisneto o corrigiu, encabulado: “É o filho”.

Nunca antes Mesmo  contrariados com a edição do decreto presidencial, os membros da bancada se mostraram gratos por Temer tê-los atendidos por telefone. “Isso é inédito”, reconheceu o senador Eduardo Braga (MDB).

Cutucada Ao concluir a conversa com o presidente, Omar Aziz, que é coordenador da bancada,  fez questão de deixar claro que a ZFM não tem salvador. “Não tem herói”, afirmou, sustentando que a solução virá da união de todos. Ele também fez questão de dizer que Pauderney Avelino abriu o diálogo com o governo.

Zanga  A verdade é que a ida do governador Amazonino Mendes a Brasília, para conversar sozinho com Temer - Pauderney se fez presente porque já estava em Brasília - causou incômodo entre congressistas. “Não preciso ir à Brasília para falar com  Temer”, disse Omar a uma pessoa próxima.

Encontro De Brasília, por meio de vídeo distribuído nas redes sociais, Amazonino afirmou ter dito a Temer que o Amazonas precisa de segurança jurídica e que, sem isso, “o País perdeu por completo a qualidade institucional”. “Esse argumento calou fundo, me parece (...). Tenho a impressão que nós tivemos uma enorme vitória”, sustentou Amazonino.

Posição 1 A Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon) manifestou preocupação e repúdio, ontem, com manifestações Brasil afora, que ganham  cada vez mais espaço no Estado, pedindo a intervenção militar. A entidade admite que, no momento, a descrença com a classe política é justificável, mas a Ditadura não é a solução. 

Posição 2  “A exaltação de um passado autoritário merece firme reprovação, pois a mera cogitação de tão grande retrocesso agride as vítimas daquele período, bem como desconsidera toda luta pela redemocratização do país, trazendo a lembrança de uma época que não se deve pretender reviver”, diz a Amazon, em nota.

No próximo episódio  O vereador Jaildo do Rodoviários  (PCdoB) disse que a partir da semana que vem vai “batalhar” pela CPI do Transporte Coletivo.