Sábado, 18 de Setembro de 2021
Sim e Não

Tentativa de ‘apagar’ nome de ícone negro


nestor_90EB8026-E136-4757-BFF8-4D51D191962C.JPG
28/07/2021 às 07:41

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), sancionou uma lei que muda o nome de uma praça localizada no bairro Praça 14 para “Oscarino Peteleco”. De autoria do vereador David Reis, o projeto foi aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) sem que realizassem consulta na comunidade. Acontece que, antes, a praça já tinha nome: o de Nestor Nascimento, considerado o maior líder negro da história do Amazonas, sendo o fundador do movimento Alma Negra.

‘Ignorado’ -  No texto do projeto de lei, o vereador David Reis sequer mencionou o nome de Nestor Nascimento, o que revoltou ainda mais representantes do movimento no Amazonas. Presidente do Instituto Nacional Afro Origem (Inaô), Christian Rocha, foi até a Câmara Municipal para conversar com os parlamentares e tentar fazer com que a lei seja revogada.  

Movimentos -  Além do Inaô, outros movimentos como Criolas do Barranco, Orgulho Negro e Quilombos de São Benedito estão se articulando para que a lei seja revogada. "É muito justo que Oscarino Peteleco seja homenageado, mas não em uma praça que já tem nome, e o nome de uma pessoa que representa muito para a luta do movimento negro no nosso Estado. Se o poder legislativo não tem compromisso com a comunidade negra, que pelo menos tivesse a decência de respeitar nossos ícones e nossa história", frisou Christian.

Quem foi Nestor - Nestor Soeiro do Nascimento vem de uma família tradicional do bairro Praça 14, foi um dos pioneiros na causa negra,sócio-fundador da Escola de Samba Vitória Régia e chegou a presidir o Instituto de Direitos Civis (IDC).  Por sua trajetória em prol dos direitos humanos no Brasil, em 1997 ele visitou os Estados Unidos a convite do então presidente Bill Clinton.

Bolsonaro no PP? - Depois que foi confirmada a ida do senador Ciro Nogueira (PP) para a Casa Civil, aumentaram rumores de que o presidente Jair Bolsonaro deve se filiar ao Partido Progressista. Em um evento do Governo do Amazonas, na semana passada, o deputado estadual Berlarmino Lins (PP) afirmou que a ida está “quase certa”.

‘Sou Bolsonaro’ - “Pode acontecer. Um dos sinais é essa iniciativa do presidente ter convidado o presidente do PP, habilidoso e competente”, comentou Belão. Segundo ele, Bolsonaro “é o melhor encaminhamento para o Brasil”. “Eu sou Bolsonaro”, reafirmou.

Consulado... - A equipe da embaixada da Venezuela no Brasil, comandado pela embaixadora María Teresa Belandria,  está em Manaus para realizar uma jornada de serviços consulares.  Durante o evento, que conta com a parceria da Operação Acolhida, um grupo de voluntários atenderão 150 cidadãos da Venezuela atualmente morando em Manaus e a previsão é de emitir cerca de 500 documentos

...itinerante - Esta é a primera vez que o consulado itinerante é feito no Amazonas, mas o evento já passou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Campo Grande e Brasília. Para participar, os interessados fizeram a inscrição prenchendo um formulário disponibilizado pelo consulado.

 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.