Publicidade
Sim & Não

TJ/AM perto de decisão histórica

12/04/2018 às 21:42
Show tjam

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM) decide na terça-feira (17) se as próximas eleições para o comando da Corte seguirão restritas aos votos dos desembargadores ou se, finalmente, os juízes poderão participar da decisão. Caso aprove a participação dos juízes no pleito, no biênio seguinte o universo de eleitores para a escolha do presidente e vice do TJ/AM ficará na casa dos 200. A proposta tem o apoio do atual presidente do tribunal, Flávio Pascarelli.

Democracia Procurado pela coluna, o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), juiz Cássio Borges, afirma que a iniciativa também tem o apoio dos seus colegas.  “A eleição direta democratiza o tribunal”, sustentou. 

Recalculando  A gestão Amazonino Mendes (PDT) vai precisar repensar a correlação de forças na ALE/AM se quiser manter o ritmo de aprovações do início do governo. Nos próximos dias, o Executivo passará por vários testes de fogo.

Cabo de guerra  Semana que vem, os deputados se reúnem para definir se suspendem a concessão do abono de R$ 14 mil para secretários do Estado. Anteontem, por 16 votos a 4, eles derrubaram um veto de Amazonino a projeto de lei que regulamenta o “fardamento escolar alternativo” nas escolas estaduais.

1+1 O deputado Vicente Lopes revelou à coluna o motivo de sua filiação relâmpago ao PDT e a ida, horas depois, para o PV. “A razão é matemática e realista”, afirmou, dizendo que a permanência no PDT colocaria em risco seu projeto de reeleição.

Legenda Conforme Vicente, o PDT não tinha, até então, um número de candidatos suficientes que conseguisse atrair votos para eleger três deputados. “Não há discórdia com o deputado Adjuto (Afonso). Ao contrário, tenho gratidão porque ele nos alertou”, disse.

Inspeção Por sugestão da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), membros da Comissão de Direitos Humanos do Senado vão a Curitiba na próxima terça-feira (17) realizar diligência nas instalações da carceragem da PF onde o ex-presidente Lula está preso.

Vitória  O deputado federal Alfredo Nascimento (PR) fez questão de comunicar ao prefeito Bi Garcia a publicação de portaria da Anac que autoriza a operação do aeroporto Júlio Belém 24h por dia. Assim, Parintins poderá receber cerca de 20 mil turistas por via aérea durante o Festival. 

Destaque  A articulação feita junto à Anac teve a participação do senador Omar Aziz (PSD). Alfredo, o secretário de Obras Mateus Assayag e o prefeito Bi Garcia tentam agora, junto ao governo federal, a ampliação e modernização do aeroporto de Parintins. O projeto envolve investimentos de R$ 9 milhões.

Erramos   Ao contrário do que informamos na página A3, ontem, a servidora Solange Elias, que ocupa cargo comissionado na ALE/AM, não é diretora de comunicação do Poder. A função é ocupada pelo  jornalista Braz Silva.

Ata  Solange Elias esclareceu que não falou à reportagem como representante da Casa e apenas explicou, de forma genérica, o funcionamento de uma Ata de Registro de Preços, sem se referir ao caso específico levantado na matéria (compra de leite para a Assembleia).