Publicidade
Sim & Não

TJ vai criar Central de Inquéritos

04/04/2017 às 22:27 - Atualizado em 04/04/2017 às 22:29
Show tj03333

A fim de desafogar as varas criminais do Estado e reduzir estatísticas negativas, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM), Flávio Pascarelli, anunciou, ontem, que vai criar uma “Central de Inquéritos”, onde três juízes atuarão para atender as demandas da polícia, do Ministério Público, além de conduzir as audiências de custódia. Atualmente, os inquéritos, que são procedimentos preliminares, contam como “ações penais”, o que faz  inchar o número de processos.

Organização  Conforme  Pascarelli, a ideia deve ser colocada em prática neste semestre. “Nossa estatística vai melhorar bastante, porque muitas vezes esses inquéritos ficam parados, dependendo de diligências”, comentou o desembargador.

Tirania  A proposta do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) de restringir para um único dia o “Grande Expediente” da Casa (espaço destinado a debates) foi interpretada por membros da oposição como um cerceamento de críticas à gestão do prefeito Artur Neto (PSDB).

Venezuela  “É uma tentativa de sufocar o discurso crítico  daqueles que representam uma parcela da população. A Câmara não é do Artur, é de Manaus”, disse o vereador Chico Preto (PMN). “É uma proposta “madura”, não por ser boa, mas por lembrar Nicolas Maduro e a tentativa de calar a oposição”, ironizou o parlamentar.

Lixo  Pauta de A CRÍTICA na semana passada, a existência de lixeiras viciadas próximas às escolas reacendeu o alerta sobre o tema na CMM. Por conta disso, projeto de lei do vereador Gedeão Amorim (PMDB) quer implantar campanha educativa e permanente sobre coleta seletiva nas escolas da Semed.

Consciência   “A ideia é orientar os estudantes e os pais sobre os malefícios do despejo de lixo em qualquer lugar. Sabemos que o poder público precisa fazer sua parte, mas o cidadão tem o dever de se responsabilizar pelo lixo que produz”, disse Gedeão.

Meia Volta Volver  A SSP/AM pediu para que a Assembleia esqueça, pelo menos por enquanto, o projeto que cria a “Taxa de Segurança Pública”. 

Ilustre O Instituto Amazônia traz para Manaus, em maio, o renomado designer Hans Donner. Mago das principais aberturas e vinhetas da TV brasileira, ele terá encontro com expositores da Feira do Paço e participará de uma mesa redonda com Beto Contartesi, produtor cultural, e Mônica Bologna, curadora da feira.

VIP A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa proposta para Manaus pelo Instituto Amazônia. Por meio da parceria entre o instituto e a Faculdade Boas Novas, Hans Donner fará também uma participação especial na Intercom Norte 2017, que será realizada aqui nos dias 24, 25 e 26 de maio.

Obra  “Sustentabilidade na Floresta: o homem em pé” é o título do livro do jornalista Antônio Ximenes, que será lançado em outubro. Nele, o jornalista partilha a experiência de 12 anos de observação e estudo das questões ambientais no mundo, especialmente na Amazônia.

Edição  O livro deverá será escrito em português e inglês e ficará pronto a tempo de ser levado para COP 23, em Hamburgo, norte da Alemanha.