Publicidade
Sim & Não

TRE prevê fuga de 226 mil eleitores

29/10/2016 às 16:36
Show messias0333

A previsão do diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Messias Andrade, é que 226,3 mil eleitores deixem de votar neste domingo. Para o diretor, o principal motivo será a proximidade do feriado de Finados do pleito. A estimativa do TRE-AM é que a abstenção nesse Segundo turno chegue a 18%. Se confirmar, será um cenário bem diferente do primeiro turno, quando 8,5% dos eleitores deixaram de votar. Enquanto a média nacional foi de 17%.

Primeiro turno  No primeiro turno, 108.005 eleitores deixaram de votar. Enquanto 43.338 votaram em branco, e 69.373 anularam seus votos.

Quase o dobro  Uma abstenção de 226,3 mil eleitores é maior que a votação do terceiro colocado nas eleições no 1º turno, o deputado federal Silas Câmara (PRB). Ele recebeu 115.770 votos, o que equivalente a 11,17% dos votos válidos.

De cabeça Falando em Silas Câmara, ele foi um dos apoiadores de Marcelo Ramos (PR) mais dedicados nesse primeiro turno, principalmente nas redes sociais. Na sexta, 28, o político exibiu vídeo patrocinado no Facebook, conclamando seus seguidores a votarem no aliado.

Foco é outro   Apesar da previsão do TRE-AM, os candidatos demonstraram mais preocupação com os votos brancos e nulos que com a eventual abstenção.

Pregação  O candidato do PR, Marcelo Ramos, por exemplo, dedicou espaço considerável de seus programas pedindo para os eleitores não votarem em branco e nem anularem os votos.

Insones  Citados na delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, o senador Eduardo Braga (PMDB) e o prefeito Artur Neto (PSDB) estão em estado de alerta diante da delação bomba da Odebrecht, que começou a vir à tona este final de semana, com matéria de capa  da revista Veja.

Biometria 1 Passadas as eleições, o TRE-AM inicia no dia 7 o recadastramento biométrico dos eleitores de 51 municípios. O trabalho da Justiça Eleitoral começará por cidades do Alto Solimões.

Biometria 2  Segundo o TRE-AM, os 51 município representam um universo de 810 mil eleitores. O tribunal estima que o custo do recadastramento será em torno de R$ 3,2 milhões. O planejamento já tem a aprovação do TSE.

Não bate  O deputado Luiz Castro (Rede) enviou cobrança à Sefaz pedindo explicações sobre o que ele chama de discrepância entre as informações de percentual gasto com pessoal fornecidas pelo Governo do Estado e pelo governo federal.

Mesmo lado  O deputado federal Pauderney Avelino (DEM) anunciou essa semana que faz pressão para que a Câmara vote o projeto que trata da carreira dos servidores da Receita Federal (PL 5864/16) do jeito que a categoria quer.

Na frente  A Semana Nacional da Conciliação no Amazonas terá duas semanas a mais de trabalhos. Isso porque o TJ-AM decidiu iniciar as audiências de conciliação duas semanas antes.

Os cabeças  O TJ-AM pretende envolver nessas audiências de conciliação grandes litigantes, como bancos, operadoras de telefonia e concessionárias de água e luz.