Domingo, 20 de Outubro de 2019
Sim & Não

Tribunais do Amazonas se destacam


agora_tj-am_AF73ADC0-67FE-49DE-A298-42E1192A2C2C.JPG
14/09/2019 às 08:50

Três tribunais amazonenses obtiveram  destaque nacional esta semana. O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM)  ficou entre os dez tribunais estaduais com maior índice de transparência do Brasil. No mesmo ranking do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), considerando todas as categorias, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) ficou na terceira colocação. Já o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) recebeu o Certificado de Garantia de Qualidade.

Escalada   Em um ano, o TJ-AM subiu dez posições no ranking de transparência dos tribunais estaduais do CNJ, passando de 21º para 10º lugar, com o cumprimento de 82,3% dos itens analisados.

TRE-AM   Já o TRE-AM ficou em terceiro lugar no ranking geral, que inclui todos os 93 tribunais do Brasil, cumprindo 93,44% dos 72 itens que medem o grau de transparência. Nesse mesmo ranking geral, o TJ-AM  ocupa a 35º posição.

TCE-AM   No TCE-AM, foram dois dias de auditoria após os quais a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) entregou à presidente, conselheira Yara Lins dos Santos, na manhã de ontem, o Certificado de Garantia de Qualidade da Corte de Contas do Amazonas.

Truncado   Durante o evento de lançamento da pré-candidatura de Marcos Rotta (DEM) realizado ontem, o presidente do partido, e também prefeito de Salvador, ACM Neto se atrapalhou ao fazer os agradecimentos aos pré-candidatos às prefeituras do interior do Estado, presentes no local.

Sem óculos   Ao discursar, Neto disse que o desafio não está apenas na capital, e por isso, não poderia deixar de mencionar os representantes de localidades como Itacoatiara, ‘Maná-Capará’ (Manacapuru) , Anari (Anori), Jutaí, ‘Manááa - Quiri’ e Maraã, entre outros. Para descontrair, brincou dizendo que os óculos estavam fazendo falta naquele momento.

Agradecimento   A nomeação do 18º defensor aprovado no último concurso público da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) foi uma das formas que o Defensor Geral do Estado, Rafael Barbosa, encontrou para agradecer à homenagem recebida ontem na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

Condecoração   Rafael Barbosa foi condecorado com a medalha Ruy Araújo, a mais alta comenda concedida pela ALE-AM, e fez questão de dividir a honraria com colegas e servidores da Defensoria. “A homenagem só é merecida se for direcionada à Defensoria e não ao Rafael”, declarou.

Internet   A assinatura de uma Carta de Intenções foi o resultado da audiência pública realizada ontem na Câmara Municipal de Humaitá. No documento, as operadoras de telefonia e internet se comprometem, em um prazo de 90 dias, a apresentar um plano de medidas para melhorar a qualidade de serviços no município.

Pesar  A Rede Calderaro de Comunicação (RCC) manifesta seu pesar pelo falecimento da jornalista Yara Montenegro, ocorrido na manhã de ontem. Yara fez parte da equipe de redação de A CRÍTICA durante muitos anos, sempre atuando com competência e profissionalismo.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.