Publicidade
Sim & Não

TSE apressa pauta e Melo vai a Brasília

28/11/2016 às 21:13
Show melo0333

Na semana em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que fará sessões todos os dias, o governador José Melo (Pros) embarcou para Brasília na segunda-feira, 28, e só retorna na quarta, 30. O recurso em que o governador busca se livrar da cassação do mandato está pronto para ser julgado no TSE há mais de um mês. Não entrou na pauta de ontem e nem na que será levada ao plenário hoje. Oficialmente, Melo foi à capital federal tratar da liberação de empréstimos pleiteados pelo Estado.

Pressa   O TSE vai realizar cinco sessões plenárias até o dia 1º de dezembro. Na quinta quinta-feira, o Plenário do TSE se reunirá por duas vezes para o julgamento de processos, às 9h e às 19h.

Resquício  Uma das matérias na pauta do TSE que tem relação com as eleições de 2014 é um recurso da diretora da Fundação de Medicina Tropical, Graça Alecrim. Ela tenta anular decisão do TRE-AM que lhe aplicou multa de R$ 25 mil por veicular no site da instituição, durante a campanha, publicidade institucional.

Cidadania  A ALE-AM vota hoje uma proposta do presidente, Josué Neto (PSD), de conceder o título de Cidadão do Amazonas a Henrique Oliveira (SD). O vice-governador é de Florianópolis (SC).

Casa da medalha  Se depender do deputado estadual Carlos Alberto (PRB), a Casa terá sua sexta outorga (a quinta medalha). O parlamentar propôs para votação a criação da Medalha “Jovem Destaque Amazonense - Ajuricaba Mascarenhas”. A matéria está na pauta de hoje.

Homenagem 1  Falando em homenagem, o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Sores da Silva, vai receber seu título de Cidadão do Amazonas hoje, às 11h, na ALE-AM.

Homenagem 2  O ministro Mendonça Filho (Educação) gravou um vídeo elogiando Rossieli, que será exibido durante a homenagem.

De fato  Oficialmente, o presidente da Afeam, Evandor Geber Filho, está afastado do cargo. Mas quem frequenta a agência garante à coluna que o dirigente tem batido ponto todos os dias. Só não assina documento. Ele é alvo de investigação por suspeita de mau uso de dinheiro público.

Todos juntos  Também afastados pelo mesmo motivo, o diretor de Crédito da Afeam, Marcos Paulo Araújo Vale, e o diretor de Administração, Finanças e Tecnologia, Arthur de Brito Alencar Cavalcante, estariam frequentando a Afeam.

Blindagem  No Portal da Transparência da Prefeitura de Manaus, nem o canal de “Acesso a Informação”, que serve para fazer pedido de informações que o Executivo não divulga ativamente, como a folha de servidores, funciona.

Tá na mídia  O jornal Folha de São Paulo repercutiu, ontem, a decisão do governo de Michel Temer (PMDB) de acabar com o seguro-defeso no Estado do Amazonas. Bahia, Maranhão e Pará também serão afetados.

Alternativas  A equipe de Temer entende que no Amazonas é possível pescar outras espécies quando determinado tipo de peixe estiver protegido pelo defeso. A Defensoria Pública da União é contra a medida.

Sem lei  Matéria do The New York Times, reproduzida pelo Estadão nesta segunda, 28, noticiou que o crime organizado se espalhou por estados da região Norte, entre eles o Amazonas. O cenário, para o jornal, explica a ação de “piratas” nos rios da Amazônia, que ignoram as autoridades e aterrorizam a população.