Publicidade
Editorial

Turismo na Venezuela

15/01/2018 às 21:33
Show venezuela

A Venezuela já foi um dos melhores destinos turísticos para amazonenses em férias, atraídos pelas águas cristalinas, areias brancas e excelente gastronomia. Infelizmente, é preciso admitir que hoje a realidade é outra. O país vizinho está à beira de uma guerra civil e a insegurança o torna um destino a ser evitado.

Visitar a Venezuela neste momento é lançar-se a riscos desnecessários. Mesmo seguindo todas as medidas preventivas, a segurança ainda será frágil. O turista amazonense morto no último final de semana em uma estrada perto de Puerto Ordaz seguia viagem em um comboio, exatamente como recomendam as autoridades como forma de aumentar a segurança contra assaltos nas rodovias. Isso não intimidou os assaltantes, que atacaram e atiraram contra o comboio, causando a morte do turista.

Diante dessa situação, melhor não arriscar e optar por outras alternativas aqui mesmo no Brasil ou nos demais países da América Latina. Opções não faltam. Pelo menos por enquanto, as belas praias do Caribe venezuelano devem ficar fora do roteiro.

Durante muitas décadas, o povo venezuelano foi referência em receptividade, complementando, com sua simpatia, os ambientes paradisíacos que encantam visitantes de todo o mundo. Mas a crise que tomou conta do país fez crescer a miséria e a criminalidade. Pessoas desesperadas estão dispostas a atos desesperados. A instabilidade política e econômica deixa a nação às portas de uma convulsão social. 

Só nos resta esperar e cobrar de nossos governos uma postura solidária e proativa, para prevenir reflexos negativos da crise venezuelana no Brasil, acolhendo de forma adequada refugiados - principalmente no Amazonas e em Roraima, estados mais próximos, e por isso mesmo, mais buscados pelos que fogem do caos.

Não cabe aqui discutir as razões que levaram a Venezuela ao caos social e econômico em que se encontra. O fato é que a crise do país vizinho - como ocorre com todas as crises -, vai terminar. A situação atual de insegurança terá um desfecho, esperamos que o mais breve possível, e de forma pacífica. E a Venezuela - com suas praias belíssimas - voltará a ser ótima opção turística para os brasileiros, e uma nação segura para seu próprio povo.