Sexta-feira, 30 de Julho de 2021
Sim e Não

‘Urupadi’ se torna alvo de madeireiros


maues-orlandojrokokok_6D3A8245-9BF8-4D8B-A725-2A1299597AF9.jpg
16/06/2021 às 07:51

A região do rio Urupadi do município de Maués, reconhecida pelos saberes locais das comunidades tradicionais sobre o cultivo do Guaraná, tem sido alvo de constantes invasões de madeireiros, inclusive com registro de abertura de estrada dentro do território tradicional para retirada de madeira. Ontem, o Ministério Público Federal  recomendou ao Ipaam e à prefeitura da cidade a anulação das autorizações ou licenças de conformidade e manejo de madeira já expedidas sobre as áreas ameaçadas.

‘Locais’ - No documento, o MPF ressalta que devem ser respeitados somente os planos de manejo comunitários propostos pelos moradores indígenas e tradicionais da região, após a devida consulta livre, prévia e informada às comunidades afetadas. Ipaam e prefeitura têm o prazo de 15 dias para se manifestarem.

‘Laranjas’ -  Foram protocoladas na Justiça Eleitoral três notícias-crime sobre fraude da cota de gênero nas eleições de 2020. Segundo a denúncia, o PV e o Republicanos teriam inscrito duas candidatas-laranjas cada, e o PTC uma. O documento foi protocolado pela secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura.

Insuficiente - O ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, afirmou na CPI da Pandemia que o apoio prestado pelo Governo Federal em relação à crise oxigênio em Manaus no mês de janeiro não foi suficiente para atender as necessidades do Estado.

Insuficiente 2  - “Não foi (suficiente) porque a demanda (por oxigênio) era muito maior que a logística implementada”, afirmou Marcellus Campêlo, durante questionamento feito pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Boca do Acre  - O deputado Adjuto Afonso (PDT) fez um apelo à empresa Azul Linhas Aéreas, para inserir Boca do Acre, na expansão de suas operações, que abrangerá oito municípios amazonenses. Para o parlamentar, é fundamental a inserção do município por conta das dificuldades de logística dos moradores

Resposta...  - O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) afirmou, ontem, que o sucesso do mutirão que vacinou contra 141 mil pessoas, na faixa etária de 40 a 51 anos, em Manaus, é uma resposta aos negacionistas que colocam em dúvida a eficácia das vacinas e insistem em defender a cloroquina como tratamento precoce da doença.

... aos negacionistas  - “A população, pelo seu comparecimento maciço e principalmente pelas manifestações de alegria, deu resposta aos negacionistas, àqueles que insistem com cloroquina, que é algo ineficaz e que não vai salvar a vida de ninguém”, escreveu.

+12 - A vacinação de pessoas a partir 12 anos de idade contra a Covid-19 foi defendida pela deputada estadual professora Therezinha Ruiz (PSDB),  em sessão plenária de ontem, ao repercutir a ação conjunta entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus.

Selo -  O Diário Oficial Eletrônico do Estado do AM renovou a certificação de qualidade NBR ISO 9001:2015, norma que estabelece padrão de qualidade para atividades e processos. A certificação, que foi obtida pela Imprensa Oficial do Estado do Amazonas pela primeira vez ano passado, foi mantida após auditoria externa da TÜV Rheinland do Brasil.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.