Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020
Sim e Não

Vereadores querem dia do quadrilheiro


quadrilha_0_C88EB9E6-6BF8-48DF-8001-B5D6D8DE6213.jpg
27/10/2020 às 07:32

Depois da criação do dia municipal do coaching, do heavy metal e da higienização das mãos, vereadores da Câmara Municipal aprovaram mais uma lei sem relevância para a maioria da população de Manaus : o dia municipal do quadrilheiro junino. Proposto pelo vereador Adjuto Afonso (PSL), a matéria foi aprovada pela maioria na Casa. De acordo com o parlamentar,   a “homenagem é justa a um movimento que merece destaque por conta das ações sociais que promove pelos bairros da capital”.

Justificativa  O vereador, que tenta a reeleição neste ano, justificou no projeto que os grupos que atuam profissionalmente e estão organizados em associações têm a missão  de preservar r a manutenção de uma das mais antigas tradições culturais do Estado”. 

Reação Projeto do Governo Federal para levantar recursos para obras ameaça verbas de emendas de parlamentares da bancada do Amazonas, revelou reportagem publicada pela Folha de S. Paulo. Segundo o texto, o primeiro da lista a reagir ao plano foio líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM). A verba em jogo é de R$ 69 milhões.

Infidelidade? O candidato a vereador de Manaus e levantador de toadas Edilson Santana está concorrendo a uma vaga na CMM pelo PTB, que fez coligação com o Partido Republicanos, do candidato a prefeito Capitão Alberto Neto. Em suas redes sociais, no entanto, Edilson está fazendo campanha explícita para Ricardo Nicolau (PSD). Para completar, a candidatura de Santana foi indeferida pela Justiça Eleitoral. 

Recomendação 1  As denúncias  e registros de casos de aglomerações em eventos políticos, na capital e no interior, levaram a Procuradoria Regional Eleitoral no Estado do Amazonas (MPF) e a Coordenadoria do Centro de Apoio as

Promotorias Eleitorais (MP-AM) a assinarem Recomendação conjunta destinada aos Órgãos Partidários Municipais dos Partidos Políticos do Estado do Amazonas. 

Recomendação 2  No documento, os órgãos pedem que os partidos observem, durante o período de campanha eleitoral e no dia do primeiro e segundo turno, as medidas higiênico-sanitárias necessárias à prevenção de contágio pelo

Coronavírus (Covid-19). A primeira recomendação, de evitar a promoção de eventos que ocasionem a aglomeração de pessoas, não está sendo atendida pela maioria dos partidos.  

Novo corregedor  O defensor público Marco Aurélio Martins foi eleito por unanimidade corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) para os próximos dois anos. Marco Aurélio terá como subcorregedores o defensor Vitor Kikuda e a defensora Karlla Queiroz. O mandato atual será concluído no dia 31 de outubro.

Indicativos   Deputados estaduais enviaram, em 2020,  mais de 1.120 requerimentos contendo variadas solicitações, pedidos, denúncias, tendo como tema a cidade de Manaus.  Solicitação de abastecimento com água potável, recapeamento asfáltico, construção de caixas d’água na zona rural, construção de pontes e crédito para pequenos e microempreendedores fazem parte dos pedidos. 

Indicativos 2 Os números foram divulgados pela Assembleia Legislativa do Amazonas pela passagem do aniversário de 351 anos de Manaus. Só no ano de 2019, quando começou a 19ª Legislatura, os deputados e deputadas  enviaram mais de três mil requerimentos.
 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.