Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020
Sim & Não

Vice começa maratona em comunidades


show_vicegovernador_A38BD0B6-7C91-4630-AA2E-92B5065212B3.jpg
20/01/2020 às 07:06

O vice-governador do AM,  Carlos Almeida (PRTB), começou uma agenda pesada de visitas à comunidades  rurais onde atuou como defensor público. Almeida fez uma lista de 100 locais de Manaus onde planeja reunir-se  com moradores para retomar  demandas e organizar o atendimento delas, desta vez representando o Governo do Estado. A ideia é visitar ao menos uma comunidade por fim de semana. Ontem, foi a vez do Novo Paraíso, localizada no quilômetro 8 da BR-174, onde 300 pessoas o esperavam.

Na lama  A principal pauta da reunião no Novo Paraíso foi o ramal que dá acesso à comunidade, e que precisa de melhorias. Durante a visita, representante da ADS explicou como produtores rurais podem ter apoio para produzir e comercializar sua produção.

Polêmica Está pronto para ser analisado na CCJ da Câmara dos Deputados projeto que muda o Estatuto da Advocacia para autorizar quebra de sigilo profissional quando o advogado for investigado pela prática de crime. Atualmente, a lei prevê inviolabilidade de local de trabalho e correspondências escrita, eletrônica e telefônica.

Polêmica 2 O presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy, opina que trata-se de mais um projeto que tenta minimizar o direito de defesa do cidadão. 
“A imunidade do advogado tem relação com o Estado de Direito”,  explica ele, lembrando que hoje, em casos de crime sem relação com o exercício da advocacia, o sigilo já pode ser quebrado.
 
Ano bom  Balanço do Detran-AM divulgado este fim de semana revela que os leilões do órgão cresceram 400% no ano passado. Foram cinco certames em 2019 contra apenas um em 2018. Em termos de veículos leiloados, o número passou de 841 (2018) para 3.225 (2019).

Postura  Em carta aberta sobre a redução de incentivos ao Polo de Concentrados da ZFM,  divulgada no fim de semana, o Conselho Regional de Economia aponta “processo de letargia geral” e coloca seus associados à disposição de setores públicos para ajudar a montar um Plano Diretor da Economia. “O Poder Político Central de Brasília nos enxerga como sugadores do Tesouro Nacional”, diz a nota que alerta para a urgência de uma nova postura local.
 
Grandes Será inaugurada no  próximo dia 27 a exposição “Grandes empreendedores da Amazônia”, promovida pela Associação PanAmazônia. A mostra conta histórias de 40 pessoas, com destaque para Mário Guerreiro, que em outubro de 2020 fará 100 anos.

‘Prioritaríssimo’  Projeto de Lei em tramitação no Senado assegura aos mais idosos, conforme a década de vida, prioridade nos atendimentos em relação aos menos idosos. A ordem de prioridade passa a ser: centenários, nonagenários, octogenários, septuagenários e, por fim, sexagenários.

Um só teto   O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, suspendeu em caráter liminar a aplicação de subteto aos professores de universidades públicas estaduais. Assim, até que seja julgada a Adin sobre o assunto, fica valendo como teto único o federal, que corresponde ao subsídio dos ministros do STF.

Saída   A liminar de Toffoli foi uma das últimas decisões dele antes de passar o bastão do plantão forense ao ministro Luiz Fux. Desde ontem, é Fux quem responde pelos casos urgentes que chegam à corte.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.