Publicidade
Sim & Não

Vice Mourão recebe carta de amazonenses

15/11/2018 às 08:24
Show mour o agora 9e040e07 62e2 4f6c 8c79 a6a580bd8751

O vice-presidente eleito Hamilton Mourão recebeu ontem das mãos de um grupo de amazonenses uma carta redigida pela Associação PanAmazônica com as “Dez prioridades para uma agenda estratégica para a Amazônia”, elencadas pela entidade. Um trecho da carta diz que “uma agenda liberal é indispensável porque a economia da Amazônia está engessada por excessos regulatórios e exageros da ideologia ambientalista”. O texto pede o fim de barreiras que  impedem o desenvolvimento socioeconômico  da região.

Emissários  A carta foi entregue ao vice de Bolsonaro pelo presidente de honra do PRTB/AM, Fred Melo, que estava acompanhado dos  advogados Marcelo Kizem e Felipe Thury. Os advogados, aliás, receberam o apoio de Mourão na campanha pelo comando da OAB/AM. 

Está escrito A Mesa Diretora da Assembleia publicou em seu Diário Oficial Eletrônico a mudança feita pela Casa na LDO, que aumenta  o orçamento do Poder Legislativo, contrariando veto do governador Amazonino Mendes (PDT). 

Na força  Em 2019, a fatia destinada ao Legislativo será de 7,13% do bolo orçamentário, sendo 4,1% para a Assembleia e  3,03% para o Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM).

Cota  No mesmo texto de lei alterado pela Assembleia consta que “as pessoas jurídicas regularmente instituídas contratadas pelo   Poder Público do Estado devem preencher até 1% do seu quadro de funcionários com egressos do sistema prisional”.

Prioridade 1 Por falar nisso, lei publicada no Diário Oficial do Estado, aprovada pela Assembleia, cria o “Programa da Mulher Detenta” no AM.

Prioridade 2 Mulheres que cumprem pena ou que aguardam julgamento dentro do sistema penitenciário serão beneficiadas pela política, especialmente grávidas e mães de recém-nascidos.  

Ele fica  Interino há três meses, o engenheiro Kelton Kellyo de Aguiar Silva foi confirmado no comando da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Kelton é o mais novo queridinho do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB). 

Varredura  O mesmo Diário Oficial do Municipio, de 13 de novembro, que confirma Kelton Kellyo na Seminf, faz uma “limpa” em nomes antigos da pasta. O troca-troca mexeu com aproximadamente 50 comissionados até agora.

Vitrine  Com o término do mandato da deputada federal Conceição Sampaio (PSDB), que não conseguiu se reeleger, a expectativa dentro da Prefeitura de Manaus é que ela assuma uma pasta de fôlego na gestão tucana e comece a se posicionar para a eleição de 2020.

Memória  Advogados fizeram circular via WhatsApp, nesta semana, trecho de entrevista de dois anos atrás em que o então candidato à presidência da OAB/AM, Marco Aurélio Choy, jurava que, se eleito, jamais seria candidato à reeleição. Na ocasião, ele afirmou que o comando da instituição precisava ser “oxigenado”.

Ex-AMA  O marqueteiro Marcos Martinelli, ex-todo-poderoso da Comunicação e Marketing  do governo do Estado, que desfrutava da alta confiança do governador Amazonino Mendes, já não é mais tão amado assim. Após a derrota na eleição, ele “pegou o beco” e voltou para o Sul do País.