Terça-feira, 03 de Agosto de 2021
Sim e Não

Violência em Manaus gera autopromoção


e0a13223-1aff-4021-ae6f-61d8c523c6e9_55C8425C-C77F-4EE0-B795-297CA349DF86.jpg
08/06/2021 às 07:30

Atos de vandalismo que assustaram a população de Manaus no último domingo criaram o ‘cenário perfeito’ para deputados, vereadores e até ex-candidatos ‘surfarem’ na onda da violência. Vereador Carpê Andrade (Republicanos), ‘famoso no Instagram’,  gravou vídeos nas dependências do CICC  e deu entrevistas para a imprensa, afirmando que foi ameaçado por traficantes. Já o deputado federal Alberto Neto, do mesmo partido, vestiu uma blusa da Rocam, colete com emblema da PM e foi às ruas, “sufocar os traficantes”.   

‘Guerra’ - O capitão Alberto Neto divulgou vídeos com a tropa da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), dando orientações aos policiais militares. Na legenda, escreveu que a tropa irá vencer essa “guerra”.  O deputado está na reserva da corporação. Com isso, a conduta dos vídeos pode ser interpretada como policiamento ostensivo, uma vez que ele aparece  portando arma e usando colete com o símbolo da PM.    

Reincidência  - Segundo especialistas ouvidos pela coluna, por ser um policial inativo, ele não poderia realizar esse policiamento, pois é um dever e uma prerrogativa do Estado. Esta não é a primeira vez que o deputado Alberto Neto atua nas ruas, mesmo estando na reserva. Na eleição passada, por suspeita de assalto a um ônibus da linha 651, o capitão "prendeu" um homem que depois se disse inocente. O registro não foi feito na Polícia Civil. 

Armamento - Quem reapareceu foi o ex-candidato a prefeito de Manaus Romero Reis (NOVO). O empresário que disputou a prefeitura de Manaus nas eleições do ano passado utilizou suas mídias sociais para defender o armamento pela população a fim de se defender dos criminosos. 

Articulação - Em vídeo publicado em suas redes sociais, o senador  Omar Aziz  (PSD) afirmou que conversou com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres e pediu rigor. “Disse a ele que Manaus não pode esperar uma noite de terror. É necessário agir com rigor”, disse Aziz.

Revival -Omar lembrou que além de Governador do Estado, foi também Secretário de Segurança. “O crime organizado está tocando o terror. Convivi com policiais civis e militares. São homens e mulheres valorosos que não vão se curvar e nem se intimidar ao crime organizado”, disse.

Investimento - O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) visitou, neste fim de semana, os municípios de Humaitá, Manicoré e o distrito de Santo Antônio do Matupi, onde anunciou investimentos de, aproximadamente, R$ 15 milhões em emendas parlamentares, que trarão soluções práticas a gargalos da área do sul do Amazonas.

Grilagem... - A Advogada Yamile Viana, representante da OAB no Município de Anamã,  visitou o  Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior para apresentar ao Ministério Público do Amazonas situações graves na região. A advogada relatou que houve uma grande área de terras na região do Lago de Anamã que foi grilada, prejudicando cerca de 800 famílias do município.

...em Anamã - Segundo Yamile , as terras foram vendidas sem autorização dos donos e posseiros das terras para  duas empresas: a Malufra e a Dirpe, uma sediada em Brasília e outra em Minas Gerais. "Fizeram uma sobreposição de cadastro ambiental rural, em cima dos cadastros dos legítimos donos, o que vem inviabilizando que eles tenham acesso a financiamentos para o desenvolvimento da agricultura e piscicultura, o trabalho e sustento da própria família", relatou.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.