Publicidade
Sim & Não

Votação e jogo preocupam Segurança

15/04/2016 às 21:53
Show  ndice

A cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM) vai passar o domingo em estado de alerta. Dois eventos com  concentração de grande público, marcados para o mesmo dia, é motivo de preocupação do setor: a votação do impeachment da presidente Dilma, que vai atrair milhares para a Ponta Negra, e o jogo entre o Fluminense e o Vasco, na Arena da Amazônia. As reações dos “torcedores” em ambos os eventos é o que mais motiva a apreensão.

Ordem  

Contra o impeachment de Dilma, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, decidiu que se o processo chegar ao Senado, sua esposa, senadora Sandra Braga, se posicionará contrária à ação. Por esse motivo, ele disse que nem precisará se licenciar do cargo para participar da votação. “A minha suplente está completamente alinhada comigo”, afirmou. 

Osso 

A declaração foi dada à imprensa nacional, ontem, durante entrevista em que Braga fez um balanço das ações do ministério nos últimos meses. Ele ainda sustentou que não vai sair do governo, mesmo tendo o PMDB declarado oposição à presidente. “O PMDB sempre admitiu divergências”, justificou-se.

Declarado

“Estamos discutindo se somos capazes de enfrentar um esquema de corrupção endêmica e epidêmica que toma conta deste País e que precisa ser repelido imediatamente por aqueles que querem gerações futuras saudáveis, acreditando na honra, na decência e na justiça”. Do prefeito Artur Neto (PSDB), em favor do impeachment.

Confirmação

A deputada federal Conceição Sampaio divulgou nota, ontem, informando que o Partido Progressista “fechou questão” em favor da saída da presidente Dilma Roussef. Na reunião, segundo ela, o presidente do PP, Ciro Nogueira, alertou “que todos os parlamentares devem seguir a determinação, sob pena de expulsão”.

Consumidor

A direção do Procon/AM mostrou inquietação com as mudanças na forma de cobrança da Internet banda larga. Ao invés de cobrar pela velocidade, as operadoras de telefonia querem faturar pelo acesso (volume de dados), a exemplo do ocorre na telefonia móvel. 

Ilegal 

Como registra Rosely Fernandes, chefe do Procon/AM, a Lei 12.965/14 prevê que “o acesso à internet é essencial ao exercício pleno da cidadania e a suspensão da conexão somente poderá ocorrer em razão de débitos decorrentes diretamente de sua utilização”.

Anti-abuso

Lei promulgada pela ALE/AM veta o corte do fornecimento de energia e água às sextas-feiras, sábados, domingos, feriados e no último dia útil anterior a feriados. O autor da lei é o deputado estadual Luiz Castro (Rede).

Problema

Pela nova regra, as concessionárias vão ter que engolir o calote se fizerem a  interrupção do serviço nos dias proibidos na norma. Cabe ao Procon-AM fiscalizar e aplicar as devidas penalidades.   

Ética

As pesquisadoras Bethania Assy, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e a filósofa Agnes Heller, participarão de um ciclo de palestras na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que vai ocorrer nos dias 13 e 14 de maio. “Cuidado, Ética e Direitos Humanos” serão os temas abordados.