Publicidade
Sim & Não

Votação no TJ/AM será às claras

01/03/2017 às 22:23
Show 8241712533 f823a9bab0 z

A definição da lista tríplice que será feita pelo plenário do TJ/AM, na próxima terça-feira (7), para a eleição de um novo desembargador, será a primeira da Corte com o voto aberto, em se tratando de escolha pelo quinto constitucional. Todos os candidatos à vaga, membros do Ministério Público Estadual (MPE/AM), saberão de onde partiu os votos. Formada a lista tríplice após a votação entre os desembargadores, a decisão final ficará a cargo do governador José Melo (Pros).

Fase 1   A primeira etapa da escolha do novo membro do TJ/AM foi disputada por 12 membros do MPE/AM. Uma eleição interna entre eles definiu uma lista sêxtupla encabeçada pelo atual procurador-geral Fábio Monteiro, que está licenciado. 

Canetada   Ainda disputam a vaga de desembargador os procuradores Hamílton Saraiva, Antonina Valle, Francisco Cruz, Jussara Pordeus e o promotor Paulo Stélio. Dos seis nomes, três vão disputar a preferência do governador.

 Sobrevivência   O veto da CBF à venda de mando de campo no Campeonato Brasileiro pode levar o governo do Amazonas a entrar na Justiça contra a decisão. A proibição atinge em cheio a Arena da Amazônia que, no ano passado, recebeu três jogos com casa cheia em virtude da brecha. 

 Alternativas  Diante da proibição, a Secretaria de Esporte do Estado fala diretamente com os clubes para tentar negociar a vinda de jogos da Primeira Liga, Sul-Americana e Libertadores. “Além disso, estamos fazendo contatos para inserir a Arena da Amazônia em turnês internacionais”, diz Fabrício Lima, titular da Sejel. 

Burburinho  Declaração do advogado Félix Valois em matéria publicada por A CRÍTICA, no domingo, sobre a  trama para matar o hoje ministro do STJ, Mauro Campbell, causou ruídos na classe dos promotores. Valois, que defende Vicente Cruz, disse que esse era “um processo a mais na sua carreira de advogado”.   

Controvérsia  Amigos de Campbell entenderam a declaração como um menosprezo à gravidade do crime. Outros disseram que a fala de Valois apenas  considera que todos são iguais perante a lei. 

Crateras  Quem visita Itacoatiara retorna da cidade assustado. Primeiro por causa do sofrimento para ir e voltar, diante da buraqueira na rodovia AM-010. Segundo porque o município passou a ter características de faroeste, tamanho os sinais de abandono. A nova gestão da cidade ainda não conseguiu dar conta dos problemas estruturais da localidade.

Vexame   Diretor  de Áreas Protegidas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Márcio Bentes passou vergonha na abertura da Campanha da Fraternidade, que aconteceu no Parque do Mindu, na manhã de ontem. Ao anunciar que estava representando o prefeito Artur Neto (PSDB) na solenidade, foi vaiado. 

É Carnaval!  Márcio Bentes argumentou que o prefeito não pôde estar presente no evento, mas não disse por qual motivo. O vice-prefeito Marcos Rotta (PMDB) também não apareceu no ato organizado pela 
Igreja Católica.