Quinta-feira, 02 de Abril de 2020
Sim & Não

Wilson Lima acompanha Mourão


Wilson-Lima-e-Hamilton-Mour_o-em-S_o-Gabriel-da-Cachoeira-Foto-Diego-Peres-Secom-1_67736EA7-22B5-4047-88F3-E6AF0F1B6E63.jpg
19/02/2020 às 06:47

O governador Wilson Lima (PSC) decidiu acompanhar o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) a São Gabriel da Cachoeira, onde o general foi homenageado com o título de cidadão da cidade. A entrega da honraria aconteceu na 2ª Brigada de Infantaria de Selva. O governador havia confirmado presença no lançamento dos editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), mas acabou optando por viajar ao interior com o vice-presidente.

Investimento   Com a ida de Wilson Lima a São Gabriel, coube ao vice-governador Carlos Almeida Filho (PRTB) representá-lo na cerimônia de lançamento dos editais e resoluções da Fapeam, que somam investimento do Governo do Estado de R$ 47.937.642,00 somente neste primeiro semestre.

Doutorando   Na ocasião, ao falar para uma plateia composta em sua maioria por pesquisadores e acadêmicos, o vice-governador brincou que foi anunciado pelo mestre de cerimônias como doutor – “Porque no Brasil temos essa mania de chamar todo mundo de doutor” –, mas que na verdade é doutorando.

Felicidade  Bem-humorado, Carlos Almeida Filho também falou da felicidade de estar sentado ao lado de quem era a reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) quando ele era estudante na “Jaqueira”, como é conhecida a faculdade de Direito. O vice-governador se referia à atual diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.

Andifes   O atual reitor da Ufam, Sylvio Puga, informou à coluna que a universidade está acompanhando os encaminhamentos da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) no que concerne o ofício enviado pelo MEC vedando o aumento de despesas com pessoal ativo e inativo que não estejam previstas no orçamento de 2020.

Ações   Dentre os encaminhamentos da Andifes estão consultar as procuradorias das universidades; buscar esclarecimentos técnicos no governo; demandar uma análise por parte da assessoria jurídica da Andifes; intensificar a ação da entidade junto ao Parlamento; realizar oportunamente uma coletiva de imprensa sobre o tema; e solicitar uma audiência com a presidência do TCU. 

Codam   O Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) vai se reunir, hoje, às 10h, pela primeira vez em 2020 para deliberar sobre uma pauta com 37 projetos industriais estimados em R$ 782 milhões, com previsão de geração de 1.005 postos de trabalho, no período de até três anos. 

Orientação   A Gerência de Valorização do Servidor, por meio do  Apoio Psicológico da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), realiza, hoje às 10h, o I Encontro de Vivências e Orientações em Álcool e Outras Drogas para servidores e familiares.

Orientação 2  O objetivo da atividade, que vai ser realizada no auditório da Sead, é sensibilizar e promover a psicoeducação de servidores públicos e seus familiares acerca da problemática concernente ao álcool e outras drogas.


*Foto: Diego Peres


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.