Bumbá

Boi Caprichoso lança inédito encarte digital e ultrapassa 100 mil plays no Spotify

O bumbá inaugura tendência ao lançar o inédito Digital Booklet

acritica.com
online@acritica.com
10/05/2022 às 15:12.
Atualizado em 10/05/2022 às 15:12

(Fotos: Roberto Sena e Roger Matos)

O Boi Caprichoso segue tendência internacional do mercado digital da música, a exemplo de Lady Gaga, U2, Shakira, Adam Lambert, Sam Smith e Adele, ao lançar o inédito encarte completo do álbum "Amazônia Nossa Luta em Poesia". E dentre as 13 obras musicais, em menos de uma semana nas plataformas digitais, "É Festa de Novo!", do compositor Adriano Aguiar, já viralizou como hit mais tocado pela playlist Viral Manaus do Spotify Brasil. 

O Digital Booklet tem 21 páginas e foi concebido pelo diretor de mídias sociais do bumbá, jornalista Roberto Sena, para disponibilizar as letras das toadas do álbum 2022, com fotos de itens e ficha técnica completa. Os feitos são comemorados pelo presidente do Caprichoso, Jender Lobato. "Todo dia existe uma novidade no mercado da música e o Caprichoso é antenado a todos os avanços. Esse lançamento, com certeza, deixar a nação azul e branca próxima do projeto boi de arena", avalia.

O dirigente azulado assegura que o mundo inteiro, agora, tem acesso à ficha técnica, às letras das toadas e ao glossário, para se inteirar, de forma correta, de todo o conteúdo do projeto musical 2022. "É mais um atrativo para que as pessoas aprendam a cantar as nossas toadas que já caíram no gosto da nação azul e branca, dos apaixonados pelo Boi Caprichoso", enfatiza Jender Lobato. O álbum 2022 tem a assinatura dos produtores musicais, Bennett Carlos, e Neil Armstrong, com mixagem e masterização de Alisson Low. 

O produto, gravado na voz do levantador de toadas, Patrick Araújo, tem alto grau de qualidade. As 13 toadas foram produzidas em tempo recorde, menos de um mês. "Entramos no dia 02 de abril e entregamos no dia 25 de abril. Isso tudo é resultado do edital de seleção de toadas que exigia a pré-produção avançada ou toadas somente voz e violão. Uma estratégia acertada do Boi Caprichoso para otimizar tempo", relata Roberto Sena, também assistente de produção.

Produção musical 

Com as 13 toadas anunciadas em março, os produtores musicais trabalharam com tranquilidade na criação. "Em uma semana, aproximadamente, eu e o Neil, nos encontramos no estúdio para fazer ajustes e definições, de acordo com o que o Conselho de Arte indicou. Eu já aproveitava para definir os arranjos de metais e gravar os teclados. Na toada, são gravadas várias camadas de teclado. Isso é um processo bem delicado e leva tempo", descreve Bennett Carlos. 

Logo depois das partituras e cifras serem escritas, Bennett Carlos e Neil Armstrong entraram em estúdio para começar a gravação de percussão, harmonia, backings, metais e as vozes do levantador de toadas, com a participação do apresentador, Edmundo Oran. " A expectativa é a melhor possível, com a grande aceitação do público, porque criamos um repertório adequado ao espetáculo. Surpresas estão sendo guardadas para cada momento da arena", revela o produtor musical. 

As toadas do álbum do Boi Caprichoso contemplam todos os itens individuais femininos, o pajé, Erick Beltrão, a galera e transcendem em musicalidade. "Esse álbum é recheado de novidades. Desde a toada “A Friagem” que tem um arranjo mais orquestral, toada “Senhor das Águas”, que tem um diferencial bem marcante da guitarrada do Pará. As demais toadas desse álbum são bem dançantes e empolgantes. Tudo feito com muito carinho para a nação azul e branca", acrescenta Neil Armstrong.

Confira o Top 5 no Spotify Brasil

Álbum: Caprichoso 2022 - Amazônia: Nossa Luta em Poesia • 100.593 ▶️ 

1° É Festa de Novo! ▶️ 10.474

2° Bela Valentina ▶️ 9.893

3° Amazônia: Nossa Luta em Poesia – Manifesto do Povo Floresta ▶️ 9.605

4° Guerreira das Lutas ▶️ 9.328

5° Deusa da Cultura Popular ▶️ 8.583

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por