CADÊNCIA

Da galera à diretoria da Batucada, diretor comemora eventos ‘terapêuticos’ na temporada

Peara Clemilton Pinto comandou grupo durante ensaio na noite deste domingo (15), em Manaus.

Isabella Pina
online@acritica.com
18/05/2022 às 16:00.
Atualizado em 18/05/2022 às 16:00

Clemilton assumiu a Batucada pela primeira vez em 1997 (Foto: Arlesson Sicsú)

Foi em 1988 que Clemilton Pinto, antigo peara e hoje diretor de Batucada do Garantido, pisou pela primeira vez no Festival Folclórico de Parintins. Por coincidência ou não, naquele o ano que o Bumbódromo era inaugurado. 

Ele calcula que foi ali que sua história e a do Garantido passaram a ser uma só. Mesmo assim, foi só uma década depois que ele assumiu o título de peara, liderando a Batucada vermelha e branca.

“Quando fui a primeira vez, eu fui lá na Galera. E em 1997 assumi a Batucada do Garantido como primeiro Peara. Lá eu fiquei até 2011. Hoje tenho o privilégio de usar toda a minha experiência ao longo desses 20 anos dentro da Batucada dentro da minha posição como diretor. Eu nasci pra ser vermelho”, conta. 

Enquanto conversava sobre a vida com A CRÍTICA, a Batucada se preparava para mais um ensaio aberto ao público, na noite deste domingo (15), no Almirante Hall. Empolgado com o ritmo agitado do calendário bovino pré-festival, considerando o longo período de pausa nas atividades devido à pandemia de Covid-19, ele classificou os encontros com a galera de “terapêuticos”. 

Além de Peara, Clemilton é torcedor apaixonado do Garantido (Foto: Arlesson Sicsú)

 “Os eventos, hoje, são terapêuticos, como eu gosto de dizer. Graças a Deus, estamos aqui. E estamos aqui por causa da vacina. Eu já tomei a minha quarta dose e estou aqui por causa de disso. É ela que nos permite estar aqui, aglomerar, voltar a viver esse calor humano que é o festival de Parintins. A gente espera nunca mais passar pelo o que passou”. 

Clemilton compartilha a diretoria com Jean Bonfim. Ele explica que, na posição, enxerga um impacto da sua dedicação.

“Eu não tenho mais tempo para ser o peara. Hoje, colaboro de uma forma mais importante - da forma que eu posso. Assim como eles (pearas) exercem suas funções também com excelência. E assim nossa batucada tem funcionado muito bem”.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por