PIONEIRISMO

Inovação e mais de 120 quilos de indumentária: as tuxauas do Garantido fazem história

Para além de um posicionamento político, as tuxauas femininas são reflexo do que, em aldeias, já existem: as cacicas

Isabella Pina
24/06/2022 às 22:16.
Atualizado em 24/06/2022 às 22:32

Carol Soares, Leiliane da Silva Albuquerque e Grace Saores são as primeiras tuxauas da história do Festival (GIlson Melo)

Mais que chefes da tribo, os tuxauas por tradição trazem à arena do Bumbódromo a representação da virilidade, do líder indígena e caboclo que carrega quilos e mais quilos em indumentária. Das danças às expressões, passando pela prova da força, reforçam o papel, ali, do homem. Mas não hoje. Não no Garantido desta primeira noite de festival. 

No bloco do item 14, o Boi Vermelho e Branco, com Márcia Siqueira puxando a toada, entraram no Bumbódromo pela primeira vez do Festival três mulheres no papel de tuxauas. Para o marco de um reinicio e, para além de um posicionamento político, um reflexo do que, em aldeias, já existem: lideranças matriarcais.

As três mulheres carregaram juntas, mais de 120 quilos. Duas delas são atletas profissionais de fisiculturismo. A terceira, uma professora de jornalismo e perreché apaixonada. 

"Eu sou do Garantido e achei que seria uma oportunidade sensacional de mostrar o papel da mulher e que ela pode ocupar espaços ocupados por homens. Temos total condições de protagonizar num item que só era por homens. Nas tribos, você tem figuras femininas que são matriarcas, que comandam uma aldeia. Então é importante que a gente tenha uma mulher representando esse item", comentou a jornalista Grace Soares, de 39 anos. 

 Outra que carregou, com tranquilidade, 60 quilos nas costas, como um bom tuxaua faz, foi Carol Soares, uma fisiculturista profissional que compete internacionalmente. 

"Garantido me chamou e me apoiou. Me deu essa oportunidade de mostrar o meu trabalho para que eu possa motivar mulheres a buscarem seus sonhos, é assim que enxergo o que fizemos hoje", disse.

Leiliane Albuquerque é professora de educação física e também carregou pouco mais de 50 quilos. Emocionada, ela celebrou a ação do Garantido de posicionar mulheres no item. "É sensacional para mostrar que o papel da mulher é indeterminado. É em qualquer lugar que ela se sentir adequada".

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por