MEDIDA

Presidente do Garantido anuncia extinção da Direção Geral de Espetáculo (DGE) do bumbá

A decisão acontece em meio a uma crise na agremiação, que teve parte de seus integrantes desligados antes mesmo do anúncio do campeão do 55º Festival Folclórico de Parintins, que teve como vencedor o boi Caprichoso

Amariles Gama e Dante Graça
online@acritica.com
27/06/2022 às 16:11.
Atualizado em 27/06/2022 às 16:25

Presidente do Garantido conversa com a A Crítica após apresentação da primeira noite do 55º Festival de Parintins (Foto: Arlesson Sicsu)

A Direção Geral de Espetáculo (DGE) do boi bumbá Garantido, grupo criado em substituição à Comissão de Artes para conduzir as apresentações do boi-bumbá Garantido, e todos os cargos que compunham o diretório foram extintos. A medida foi anunciada na tarde desta segunda-feira (27) pelo presidente do Garantido, Antônio Andrade.

A decisão acontece em meio a uma crise na agremiação, que teve parte de seus integrantes desligados antes mesmo do anúncio do campeão do 55º Festival Folclórico de Parintins, que teve como vencedor o boi Caprichoso. O resultado, oito décimos de diferença, não traduziu a superioridade do Caprichoso nas apresentações, reconhecida de maneira quase unânime até pela galera vermelha e branca que acompanhou as apresentações. Os pedidos de desligamento vieram dos próprios integrantes da nação vermelha e branca.

O projeto apresentado na Arena gerou críticas e pressões sobre a DGE. Logo após a terceira noite, um dos membros do grupo, Adan Rene, anunciou sua saída. Allan Rodrigues foi mais a anunciar que deixava o grupo. Os dois, ao lado de Mencius Mello e Rubens Alves, formavam a linha de frente do planejando da DGE. 

O então levantador de toadas do boi Garantido, Sebastião Jr, foi um dos primeiros a pedir para sair do cargo. O anúncio do desligamento aconteceu ainda no Bumbódromo, na terceira noite do festival. Depois deles, vários outros artistas e integrantes do boi Garantido também pediram para sair dos cargos e fizeram anúncio de seus desligamentos nas redes sociais.

“A Direção Geral de Espetáculo com todos os cargos estão igualmente extintos. Os nomes dos novos integrantes serão anunciados em ocasião oportuna”, afirmou o presidente, que não compareceu à apuração - algo completamente inusitado no Festival de Parintins.

Vice pede diálogo

Após a apuração do Festival,  a vice-presidente do boi vermelho e branco, Ida Ferreira, afirmou que o Garantido busca conversas individuais com todos para controlar a crise

“Vamos ter uma conversa com todos. Acolhê-los da melhor forma que podemos fazer. Colocar cada um no seu devido lugar. Vamos ter com todos, fazendo o melhor pro nosso boi Garantido. Eles se pronunciaram de manhã e vamos ter que conversar. A gente vai ajustar tudo”, disse.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por